CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUREZA - C.E DOM PEDRO II - FOZ DO IGUAÇU
PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR- PROJETO ÁGUA É VIDA.
PROJETO : Água é vida.
PARTICIPANTES:
Alessandro, Aretusa, Geni, Landamir, MIcheli e Wilson.
Coordenadora: Izabel.
PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR- PROJETO ÁGUA É VIDA.
PROJETO : Água é vida.
RESUMO
Diante da eminente ameaça da falta de água decorrente da influência das ações humanas, tanto governo quanto a sociedade deve em conjunto adotar estratégias no sentido de reverter esse processo através de um trabalho de conscientização sobre a preservação, o uso e desuso da água. O projeto pedagógico ÁGUA É VIDA será desenvolvido na escola e realizado de forma interdisciplinar buscando assim, a participação ativa dos alunos, a fim de que os mesmos se tornem agentes de sua aprendizagem, além de auxiliar na realização da função social da escola, à medida que o conhecimento seja transmitido para toda a comunidade escolar e entorno. O projeto será dividido em três etapas: Apresentação – Desenvolvimento – Culminância e Avaliação. Cada turma desenvolverá um subtema escolhido pelos alunos e professores de acordo com seus interesses e de forma conceitual, procedimental e atitudinal. A culminância do projeto será através de uma Feira Cultural apresentada à comunidade escolar, com stands para exibição de vídeos, painel fotográfico, reportagens, experimentos, desenhos, produção de textos, criação de folders e maquetes. Além de músicas, danças, palestras e dramatização (esquetes). A participação, empenho e o envolvimento das turmas e da comunidade escolar servirão para avaliar o projeto e seu potencial de promover mudanças sutis ou significativas na realidade local. Os alunos também serão avaliados pelo grau de desempenho, com pontos (2.0) que serão atribuídos a nota final do 3º Trimestre.
JUSTIFICATIVA
Os educadores, conscientes do papel que têm como formadores de opiniões estão também preocupados com a realidade da água no nosso país e principalmente no nosso município. Foi pensando nisso que nossa unidade escolar sentiu a necessidade de desenvolver através de seu Projeto Político Pedagógico um tema de conscientização e sensibilização diante dos problemas de nossa comunidade, reconhecendo seus valores, suas necessidades, suas responsabilidades, levando para dentro da comunidade escolar a importância da sustentabilidade, da preservação e o não desperdício dos recursos hídricos. O Projeto ÁGUA É VIDA será desenvolvido por todos os alunos e professores, onde serão refletidos e discutidos diversos subtemas relacionados a essa questão. Sua aplicação visará sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um multiplicador de conhecimentos) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. De modo que, o conhecimento adquirido, através de estudos realizados, leve alunos e professores a aplicarem os novos conceitos junto à comunidade, alterando, assim, de forma consciente os hábitos já inseridos no nosso dia a dia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma das maiores preocupações da humanidade hoje é em relação à água, principalmente a escassez desse bem indispensável para a vida na Terra. Embora grande parte do planeta seja coberto de água, só uma mínima parcela está disponível para a população, e mesmo assim ocorre atitudes como o desperdício e a poluição, causados pelas ações humanas. A água é um dos recursos da natureza mais importante para os seres vivos e existência do planeta Terra. Ela se encontra em todos os lugares, até mesmo dentro do homem, pois somos constituídos de 70% de líquidos. Porém este recurso está ameaçado de escassez, criando uma preocupação e disputa em todo o mundo, pois muitas localidades não tem acesso à água potável necessária para sua sobrevivência.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. As maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades. Assim, a crise de abastecimento de água já é uma realidade brasileira e os seus efeitos já podem ser observados em diversas regiões do país.
Segundo dados da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.
A CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) do Estado do Rio de Janeiro acredita que a crise hídrica no Sudeste servirá para mudar maus e antigos hábitos, como usar mangueiras para regar jardins e lavar calçadas. Esses detalhes fazem uma diferença enorme na conta d´água.
Tão ou mais importante que a questão da quantidade de água disponível é a qualidade, pois a poluição causada pelas ações humanas tem transformado a parte da água doce disponível imprópria para o consumo, o acesso, o uso dessa água, o desperdício desse bem vital, proveniente da falta de ações conscientes da população de forma geral.
Diante deste quadro encontramos os seguintes problemas:
Má distribuição de água em todo o planeta.
Cultura do desperdício o mau aproveitamento da água, no nosso estado e principalmente no nosso município.
Falta de conscientização diante de crise d’água que o planeta enfrenta.
Poluição exagerada das águas causadas por agrotóxicos, lixo, esgotos, etc.
Esse tema acaba se inserindo de forma bastante relevante dentro do nosso projeto maior, reconhecendo valores: cuidar do eu, do outro e do mundo, no sentido de estarmos inserindo em nossos alunos valores como a preocupação não apenas consigo, mais com o próximo e com o futuro de nossa humanidade.
Com isto, pretendemos desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais, levando os mesmos a reconhecer a importância da água na nossa vida e as consequências pelo seu mau uso, além de compreender a importância da coleta e tratamento da água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
Seguindo as orientações das DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), esse projeto promoverá a integração ( nas dimensões do Trabalho, Ciências, Tecnologia e Cultura) das diversas áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, considerando os princípios: Trabalho, Pesquisa, Direitos Humanos e Sustentabilidade socioambiental, possibilitando o alcance da meta da formação humana na sua totalidade, além do reconhecimento e valorização do nosso estudante no contexto de suas diversidades.(Brasil,2014).
OBJETIVOS GERAIS:
Promover a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos, revertendo à situação de degradação dos rios de nossa região.
Favorecer a reflexão sobre os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
Perceber as interferências negativas e positivas das ações antrópicas sobre a natureza, a partir de sua realidade local.
Promover a interdisciplinaridade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Abordar sobre a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico.
Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica.
Enfatizar o entendimento de que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e do perfeito funcionamento de seu ciclo.
Propor métodos para evitar o desperdício da água a partir de uma conscientização que a água potável é um recurso limitado e não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Identificar doenças causadas pela água por meio da poluição.
DURAÇÃO: Agosto a Novembro de 2015. O subprojeto será dividido em três etapas: Apresentação – Desenvolvimento – Culminância e Avaliação.
METODOLOGIA
1ª ETAPA - APRESENTAÇÃO
O projeto ÁGUA É VIDA será apresentado à comunidade escolar, no início terceiro trimestre, primeira semana de aula.
Atividades de Sensibilização - Onde cada turma será motivada, pelos professores a elaborarem uma proposta de uso consciente da água, que será apresentada a comunidade escolar, na semana da água. (16/10 a 22/11). Além disso, criarão uma hashtag (#aguaévida), com um logotipo de escola e do projeto que o promoverão nas redes sociais.
2ª ETAPA - DESENVOLVIMENTO
Atividades de Pesquisa - Cada turma pesquisará e desenvolverá um subtema orientado por um grupo interdisciplinar, composto por três professores de áreas diferentes. Os professores orientadores deverão elaborar juntamente com a turma seu subprojeto de acordo com seus interesses e de seus alunos, de forma conceitual, procedimental e atitudinal. (16/10 a 09/11)
Preparação da Feira Cultural - Após a etapa de pesquisa, passaremos para etapa de elaboração de estratégias para apresentação do subtema a comunidade escolar, em nossa Feira Cultural. A Feira Cultural está planejada para o final de novembro, podendo a data sofrer alteração.
3ª ETAPA - CULMINÂNCIA E AVALIAÇÃO FINAL
Cada subtema desenvolvido pelas turmas será apresentado à comunidade escolar numa culminância ou Feira Cultural, através de stands com vídeos, painel fotográfico, reportagens, experimentos, desenhos, produção de textos, criação de folders e maquetes. Além de músicas, danças, palestras e dramatização (esquetes). Todos realizados pelos alunos sob a orientação de seus professores.
A participação, empenho e o envolvimento das turmas e da comunidade escolar servirão para avaliar subprojeto e o seu potencial de promover mudanças sutis ou significativas na realidade local. Os alunos também serão avaliados pelo grau de desempenho, com pontos (2.0) que serão atribuídos a nota final do 2º trimestre.
SUGESTÕES DE SUBTEMAS INTERDISCIPLINARES:
Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia, Filosofia):
• Importância da água ao longo da história. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Filosofia)
• Brasil e a escassez da água. (História/Geografia/Biologia/Sociologia/Filosofia)
• Geografia da água no Brasil e no mundo. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Matemática)
• Painel fotográfico sobre os efeitos da poluição nos rios da cidade de Foz do Iguaçu.. (História/ Geografia/Biologia/Artes/Sociologia/Português)
• Entrevistas com moradores da localidade. (História/Geografia/ Biologia/ Sociologia/Português)
Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física):
• Água, saúde e qualidade de vida. (Biologia/Português/ História/ Geografia/ Sociologia)
• Ciclo da água. (maquetes). (Biologia/Artes/Químico/Física)
• Água e alimentos. (Biologia/Educação Física/Química/Física/Matemática)
• Importância da água para o metabolismo. (experimentos). (Biologia/Artes/ Química/Física/Educação Física)
• Água e energia. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Usinas Hidrelétricas. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Impactos causados pela poluição dos rios. (Biologia/Artes/Química-Física/Português)
• A questão do desperdício de água. (Biologia/Artes/Química/Física)
• Desmatamento e influência nos mananciais. (Biologia/Artes/Química/Física- Português/História/Geografia/Sociologia)
• Poluição das águas. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/Sociologia)
• Dessalinização. (Biologia/Artes/Química /Física/História/ Geografia/ Sociologia)
• Desequilíbrio Ecológico provocado pela poluição. (Biologia/Artes/Química/ Física/História/Geografia/Sociologia)
• Tratamento do Esgoto. (Biologia/Artes/Química/Física/História/Geografia/ Sociologia)
• Contaminação da água. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/ Sociolo-gia)
• Poluentes persistentes. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/Sociologia)
• Biomagnificação trófica. (Biologia/Artes/Química/Física/Geografia/ Sociolo-gia)
• Doenças causadas por agentes biológicos na água. (Biologia/Química/ Física/ História/Geografia/Sociologia)
• Estação de Tratamento de água. (Biologia/Artes/ Química/ Física/Geografia/Sociologia/Português)
Linguagens (Língua Portuguesa, Língua estrangeira, Artes e Educação Física):
• Composição de Músicas, Poesias, Crônicas. ( sobre a Água e Planeta Água).
(Português/Artes/Biologia/Matemática)
• Releitura do livro cujo tema envolve a seca e a questão da falta de água em certas regiões do Brasil. (Por exemplo: Vidas Secas de Graciliano Ramos).
(Português/Literatura/Artes/História/Geografia)
• Produção textual (Cartas para a comunidade local alertando sobre a questão do desperdício e da importância da economia de água). (Português/Artes/ Matemática/Biologia)
• Tradução de músicas que falam da água em inglês. (Português/Artes/Inglês)
• Produção de textos sobre o desperdício de água em inglês ou espanhol.
(Português/Artes/Biologia/Inglês/Espanhol)
• Criação de folders sobre o problema da crise hídrica. (Português/Artes/ Matemática/Biologia/Geografia/História)
• Elaboração do roteiro para dramatização. (Português/Artes/ Biologia/ Geografia/História)
• Relação entre consumo de água e atividade física. (Português/Matemática/ Biologia/Educação Física)
• Criação de animação, histórias em quadrinhos, desenhos. (Português/Artes/ Matemática/Biologia)
Matemática:
• Jogos matemáticos (pular casas, enigma, memória e outros) como os temas: água e desperdício, água e suas reservas, água e formas de economizar, etc.(Matemática/Biologia/Química/Geografia/Português/Artes/Sociologia)
• Análise da conta de água da residência e na escola. (Matemática/Física/Biologia/Português/Sociologia)
• Análise do consumo de energia elétrica e sua relação com o consumo de água. (Matemática/Biologia/Física/Português/Sociologia)
• Estatísticas sobre a crise hídrica no Brasil e no Mundo. (Matemática/Biologia/História/Geografia/Português/Sociologia)
• Elaboração de planilhas analisando o consumo médio de água, por período de 12 meses. (Matemática/Português/Artes/Biologia/Sociologia)
• Cálculo do desperdício de água por metro cúbico ou por litro. (Matemática/Português/Física/Artes/Biologia)
• Relação entre a captação da água de chuva e economia de dinheiro. (Matemática/Português/Física/Artes/Biologia/Química)
REFERÊNCIAS
• BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa II - caderno I:organização do trabalho pedagógico no ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
• CEDAE- O Esforço coletivo para espantar a crise hídrica-. Disponível em <http://www.cedae.com.br/ >em 09 de abril de 2015.
• CETESB- Águas Superficiais – O problema da escassez de água no mundo. Disponível em <http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais /37-O-Problema-da-Escassez-de-%C3%81gua--no-Mundo>.Acesso em 09 de abril de 2015.
• LINHARES, Sergio. GEWANDSZNAJDER, Fernando – Biologia Hoje. 2ª ed.- São Paulo: Editora Ática, 2013.
• SANTOS. Edijane Gomes dos - Projeto A água nossa de cada dia Educar. Disponível em <http://falandodeamigosefamilia.blogspot.com.br/p/projeto-pedagogico-agua-nossa-de-cada.html.> Acesso em 11 de abril de 2015.
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