Caderno III – Ciências da natureza

Colégio Estadual Imaculada Conceição – Prudentópolis – Paraná.
Professores: Carlos Alberto Koliski, André Luiz Lascosk, Renato Ternovski, Cecília Tlumaski Prima, Carla Edineia Jula Senkiv, Doroteia Michalichen, Andreia Kchevi, Valcimara Krik Pereyma, Debora Pauluk, Nádia Gardasz de Oliveira.
Orientadora: Helena Gardasz
Coordenadora: Marisa Aparecida Retzlaff Milleo

Plano de trabalho docente interdisciplinar
Objeto de estudo: água.
Público alvo: 1ª série do Ensino Médio
Disciplinas envolvidas: biologia, química, física, geografia, português e matemática.
Estabelecimento: Colégio Estadual Imaculada Conceição
Município: Prudentópolis – PR.
NRE: Irati

Objetivo Geral
A água no planeta Terra. Fazer com que os alunos tenham compreendam sobre a temática da água: distribuição, uso e consumo, poluição, conservação e reuso.

Objetivos Específicos
• Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
• Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
• Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
• Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
• Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

Justificativa
O trabalho com a temática sobre a água deverá apresentar para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando em relação ao uso da água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Conteúdos
Biologia: a preservação da água.
Química: a qualidade da água consumida na comunidade.
Geografia: estudo do ciclo da água.
Português: produção de texto
Matemática: construção de gráfico sobre a distribuição da água no planeta.

Encaminhamentos Metodológicos
Para o desenvolvimento deste projeto interdisciplinar, cada professor reunirá um grupo de alunos e irá trabalhar o tema preestabelecido neste plano de aula, a fim de dar um embasamento teórico em sua disciplina. Sendo assim, cada conteúdo sendo trabalhado de maneira isolada, fará com que no final, eles se inter-relacionem. Portanto, na disciplina de biologia será abordada a questão sobre preservação da água. Em química, os alunos deverão fazer um levantamento sobre a qualidade da água que é consumida na comunidade. Em geografia, será enfatizado o caminho que a água perfaz na natureza, passando por todas as etapas do ciclo hidrológico. Em matemática serão elaborados gráficos que apresentam a distribuição relativa da água no planeta, bem como a distribuição deste recurso pelos continentes. Em português serão produzidos textos com a temática do uso e consumo da água, redução do consumo, qualidade da água, maneiras de economizar este recurso, dentre outras temáticas.
Em um segundo momento, será realizada a apresentação dos resultados das atividades que cada grupo desenvolveu para as demais turmas do colégio, a fim de socializar os resultados com as demais turmas. Após, será feita uma exposição dos cartazes, textos, gráficos para que todo o colégio tenha acesso a esse conteúdo e possa refletir sobre a grande importância que a água tem em nossa vida cotidiana, se fazendo necessária em todos momentos do dia a dia.

Recursos Didáticos
• Quadro;
• Giz;
• Apagador;
• Régua;
• Lápis de cor;
• Borracha;
• Cartolina;
• Figuras;

Avaliação
A avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.