CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUREZA
Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes - IGUATU/PR
Cursistas: Cleiton Fernandes Santos, Ivete Eliana C. C. Rodrigues, Rosemare Aparecido Alves, Santina Elza Inácio, Sonia Regina Carrasco Oliveira.
Orientadora: Soeli Berton Pantano
CADERNO III CIÊNCIAS DA NATUREZA
REFLEXÃO E AÇÃO 1
A questão sobre o Comportamento Esgana-Gata teve como objetivo avaliar o conhecimento e a comprensão dos alunos em vários conteúdos, entre eles: dados estatísticos, leitura de gráficos, probabilidades, artes plásticas, conceitos ecológicos, relações entre seres vivos, reprodução sexuada, a relação evolutiva. Tendo em vista a relevância da avaliação formativa para o estudante do Ensino Médio, é importante destacar mais de um conhecimento nas questões utilizadas em nossas avaliações, oportunizando ao educando a possibilidade de mostrar seus conhecimentos além do que está no currículo mínimo. O ensino das Ciências da Natureza podem contribuir para melhor estruturar esses conhecimentos, contextualizando-os em seu cotidiano. Promovendo momentos de problematização que possam oportunizar os alunos a formular suas hipóteses, dando condições para que possam confirmá-las por meio de experimentos, permitindo ao mesmo sair do senso comum para o conhecimento científico, que é o esperado pela escola e por seus educadores.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
Sabendo da complexidade da ciência e da forma coletiva em que ela é construida, que influencia e sofre influências, socias, culturais, tecnológicas, culturais, éticas e políticas, as propostas para o ensino de Ciências devem apresentar uma aprendizagem comprometida e orientada para uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão.
Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola e de uma análise pertinente das informações recebidas sobre avanços da ciência e da tecnologia.
A experimentação realizada durante as aulas, não é só para despertar o interesse pela ciência nos alunos, e sim para incentivá-los a pensar de forma crítica, reflexiva e científica. As aulas de laboratório, o método de ensino por projetos, a investigação da prática científica a partir do método científico discutido em suas dimensões epistemológicas, históricas e sociológicas, são atividades práticas que contribuem para o interesse e a aprendizagem em ciências, especialmente quando investigativas e problematizadoras.
É responsabilidade do professor perceber a importãncia do processo de planejamento e elaboração de registro, relativos à atividade experimental proposta e assim buscar a incorporação de tecnologias, estimulando a emissão de hipóteses como atividade central da investigação científica e mostrando a importãncia da discussão das hipóteses construídas durante a realização da atividade, como também a turma para a qual foi planejada.
REFLEXÃO E AÇÃO 4
Problemática: organização nutricional da merenda escolar e qualidade dos
alimentos da compra direta
Hipóteses:
* A dieta alimentar ofertada aos escolares está obedecendo às normas
nutricionais?
* os alimentos complementares fornecidos pela comunidade apresentam
qualidade ideal a nutrição dos escolares e comunidade escolar?
Procedimentos:
Coleta de dados:
* Alimentos fornecidos pelo estado e pela parceria município e comunidade;
* Cardápio semanal da merenda escolar;
* Alimentos produzidos pela horta escolar;
Para a execução deste planejamento contou-se com a participação dos professores das diferentes áreas (língua portuguesa, matemática e biologia).
As atividades foram acontecendo paralelamente, onde uma fornecia suporte (embasamento para outra).
Desta forma, em língua portuguesa por meio de um texto cientifico com tema qualidade de vida através da alimentação, promoveu-se a leitura e interpretação, contanto com debates sobre o tema. Enquanto que na disciplina
de matemática, realizou-se a coleta de dados procedendo às análises a partir da construção de tabelas e gráficos. As análises obtiveram resultados conclusivos pelo motivo em que os alunos estavam embasados com o conhecimento nutricional que realizaram na disciplina de biologia.
Com os resultados qualitativos e quantitativos que foram fornecidos pela pesquisa realizada, percebeu-se que é preciso melhorar a organização do cardápio nutricional, pois observa-se que em certos dias não ocorre diversidade nos grupos nutricionais que são ofertados, sabendo que é fundamental que o escolar tenha garantido uma dieta equilibrada, sabendo que
muitos só a terão no ambiente escolar.
Em relação aos alimentos fornecidos pela comunidade, descobriu-se que muitos são oriundos de diferentes produtores, onde foram cultivados de formas variadas, necessitando estar atentos com as práticas de manejo e a higiene, pois tais alimentos contribuem significativamente no enriquecimento nutricional do indivíduo.
O planejamento desta atividade surgiu quando percebeu-se como estava ocorrendo a oferta do cardápio de nossa escola, mostrando que em alguns dias não apresentava a diversidade nutricional necessária, acarretando excesso de carboidratos.
Na física foi trabalhado a conservação de alimentos através do calor, que se faz através da redução da carga microbiana e da desnaturação das enzimas, por exposição dos alimentos a temperaturas superiores aos limites máximos suportados pelos microorgansimos mas não demasiado altas que provoquem a degradação dos alimentos. Podem ser aplicados vários tipos de tratamento térmico, de acordo com a termo-sensibilidade do alimento e da sua susceptibilidade à deterioração. Os diferentes métodos de pasteurização, esterilização e branqueamento. Essa interação do conhecimento cientifica na área da física em paralelo com a problemática do cotidiano contribui de forma significativa ao interesse á essa disciplina e sua interferência que nem sempre se dão conta como esta intimamente interligada as suas vidas.
Na socialização dos trabalhos chegou-se a conclusão que é muito importante interagir com todos os alunos e membros da comunidade escolar, os resultados obtidos. Com os dados em mãos formaram-se equipes de alunos que disseminaram o resultado através de cartazes, gráficos estatísticos e slides contribuindo com novas informações e promovendo conhecimento.
Além das interações todos concordaram que é importante a formação e capacitação de profissionais da área para as merendeiras com certa frequência, renovando sempre seus conhecimentos e também como os demais
membros que fazem parte dos trabalhos escolares, porque direta ou indiretamente todos devem estar envolvidos e interagindo para que o cotidiano
escolar seja de qualidade, isso só é possível quando cada assume sua parte,
no todo.
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