TÍTULO : ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - MITOS E VERDADES
OBJETIVOS:
Verificar os hábitos alimentares da comunidade escolar e sua relação com a alimentação escolar;
Provocar um estudo mais aprofundado sobre a qualidade nutricional da alimentação escolar e das necessidades de consumo diário para o ser humano;
Conhecer a composição da alimentação escolar, a origem e a qualidade do que é servido.
Verificar a procedência da alimentação escolar e sua adequação à legislação vigente;
JUSTIFICATIVAS:
A frequente queixa da comunidade escolar em relação a qualidade da alimentação tem se tornado uma dificuldade para convencer parte significativa dos alunos a se alimentar diariamente na escola.
A falta de transparência por parte da empresa licitada para o fornecimento da alimentação escolar e o desconhecimento do contrato e responsabilidade pela elaboração do cardápio diário da alimentação servida na escola.
Atender a necessidade de realização de atividade avaliativa do programa de formação continuada do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
ESTRATÉGIAS:
Pesquisar as variedades da alimentação servida na escola, fazer uma pesquisa bibliográfica utilizando a rede de computadores sobre o valor nutricional destes alimentos;
Realizar estudo sobre os valores de referência que um organismo necessita consumir diariamente como condição para uma alimentação saudável;
Realizar pesquisa sobre as normas relativas a alimentação escolar estabelecidas por lei federal, acessando sites e páginas do governo federal;
Realizar painel digital com fotos dos alimentos servidos nas refeições escolares e na residência das famílias (neste ponto as fotos devem ser datadas);
Realizar entrevistas com as famílias dos estudantes e outras pessoas da comunidade sobre os hábitos alimentares (neste caso utilizando aparelhos celulares, produzindo vídeos com os entrevistados);
Entrevistar alunos e produzir vídeos considerando as razões pelas quais se alimentam ou deixam de se alimentar na escola;
Entrevistar e produzir vídeo com nutricionista;
Visitar e produzir um acervo fotográfico digital do depósito com os alimentos armazenados na escola e que serão servidos na alimentação escolar;
Visitar, fotografar e entrevistar os responsáveis pelo fornecimento da alimentação escolar oriunda da agricultura familiar;
Conhecer o contrato firmado entre o estado e a empresa licitada para o fornecimento a alimentação escolar bem como os critérios para composição do cardápio diário.
RESPONSABILIDADES:
Pesquisa bibliográfica sobre os valores nutricionais – Professores de biologia e química.
Pesquisa sobre a legislação referente a merenda escolar – professores de sociologia e filosofia.
Levantamento fotográfico e pesquisa de campo – Professores de arte, geografia e história.
Realização das entrevistas – Professores de educação física;
Sistematização e confrontação dos dados e elaboração dos gráficos – Professores de física e matemática.
Redação final do projeto – Professores de Língua Portuguesa e Literatura e Língua Estrangeira (Inglês).
CONCLUSÃO
A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condi¬ções de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimenta¬ção e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedades ao longo da história, o pro¬blema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros.
O objetivo do trabalho é criar uma investigação cien¬tífica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças nas atitudes dos estudantes. Para isso, é fundamental que haja interdisciplinaridade e integração de saberes.