Colégio Estadual Pio Lantéri - EFM
Componentes = Marilei, Vera, Dulciner, Geise, Iolanda, Silene, Celso e Carla.
Coordenadora = Cristiane
Caderno III
Páginas 34 e 35 – Ação e reflexão
Finalidades da educação básica
Somos frutos de uma educação tradicional onde o professor era o único detentor do saber. Não se motivava o questionamento por parte do educando, a ele cabia unicamente aceitar o que lhe era imposto, sem o direito de expressão . Com o passar do tempo tivemos as várias mudanças curriculares e um novo
contexto histórico (pós militarismo).
Novas disciplinas e metodologias foram implantadas e o aluno passou a ter mais liberdade podendo assim participar de forma ativa e quanto ao professor foi lhe designado o papel de mediador, favorecendo ao aluno o exercício da autonomia, reflexão e da criticidade, podendo assim questionar ,e poder colaborar para transformar a sociedade na qual está inserido.
Página 44 – Ação e reflexão
Sugestões de outros encaminhamentos para o currículo
Pela experiência vivenciada no atual currículo percebeu-se a necessidade, após diálogos entre as várias disciplinas, de modificações que abranjam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, com a implementação de projetos, tais como:
– Projeto de leitura, grupos de leituras envolvendo interesses afins, grupos de estudos, monitorados por professores e alunos que se proponham a resolução de situações problemas.
– Apresentação de práticas literárias, durante a semana cultural, que foram desenvolvidas durante o ano letivo, permitindo assim a socialização dos saberes.
– Apresentação de palestras com o auxílio de alunos que estejam engajados em atividades que auxiliam a melhora da postura de nossos alunos, física e mentalmente.