Reflexão I
Nós educadores, acreditamos que todas as disciplinas são ou serão utilizadas ou aplicadas em algum momento da vida, seja profissional ou pessoal. Para tanto, faz-se necessário contextualizar os conteúdos com os diversos segmentos da realidade do aluno, que abrangem a vida em sociedade, na cultura, na economia, na ética, na moral, entre outros.
Reflexão II
Dentre as questões mais polêmicas, podemos citar a indisciplina, seguida pela falta de compromisso enquanto estudante. A influência da desestruturação familiar, precedida da falta de diálogo, de atenção e afeto. Todos esses fatores, apontam as consequências e reflexos de uma relação de ensino e aprendizagem sem êxito.
Portanto, a intervenção e colaboração da equipe escolar para com o educando, é fundamental na formação do mesmo como individuo inserido na sociedade.
Reflexão III
Considerando as disciplinas que contemplam a área das Ciências Humanas, é possível que o educador sociabilize e estimule o estudante, mediante programas de ações coletivas e individuais, como por exemplo, zelar pelo patrimônio público e histórico, colaborar para com a minimização dos passivos ambientais e maximização dos ativos ambientais.
Enquanto que algumas atitudes independem da disciplina estudada, como o respeito ao próximo, seja no âmbito escolar ou fora dele. Para isso, o sujeito precisa incorporar as virtudes enquanto indivíduo, para que possa viver e conviver em sociedade.