COLÉGIO ESTADUAL GUSTAVO DOBRANDINO DA SILVA
Ademir de lima
Angela da silva Moreira
Armando José de Azevedo
Eliane de Fatima Talarico
Karin Cristiane Schossler
Marco Aurelio Trevisan Santini
Roberto José dos Santos
Caderno III
Questão I
Ao discutir essa temática, percebemos a necessidade de discutir os referenciais teóricos e filosóficos que compõe a Proposta Pedagógica do Colégio.
E aí apresenta-se, novamente o paradigma da interdisciplinaridade e do planejamento coletivo das disciplinas, com vistas a selecionar significativamente os conteúdos. Adequando as metodologias e a fundamentação aos objetivos que se pretende
QUESTÃO Nº 4
O Conselho Escolar é o órgão máximo de funcionamento de toda e qualquer instituição pública de ensino, existe nessa escola desde sua abertura, sendo renovado ao fim de cada período previsto.
As decisões tomadas geralmente se referem a vida acadêmica dos educandos, aos projetos desenvolvidos em esfera local e/ou provenientes de programas Estaduais como por exemplo, o Mais Educação, onde escolheu-se abrir mão deste pelos integrantes do Conselho Escolar devido as dificuldades vivenciadas pelos profissionais, baixo número de alunos que frequentavam as aulas entre outros problemas.
As decisões tomadas vêm de encontro com as práticas existentes na escola, resultando da necessidade de decisões que possibilitam seu funcionamento adequado.
As estratégias escolhidas para a comunicação ocorrem a partir da utilização de comunicados e de atas que indicam geralmente o assunto da reunião, a hora e o local com certa antecedência. No decorrer das reuniões é decidido democraticamente as ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.
QUESTÃO Nº 5
Nesse ano, diferentemente do que ocorria em anos anteriores o Grêmio Estudantil tem se mostrado muito atuante, geralmente realizam reuniões nos horários de aula e/ou em períodos diversos.
Diante da lei aprovada nos últimos meses sobre a proibição do uso do celular notou-se que os integrantes mostraram-se dispostos a trabalhar ampliando a conscientização dos demais colegas,mostram-se preocupados com os professores e a forma como se sentem no âmbito da escola sendo solidários, tem tentado montar feira de ciências, torneios e gincanas com o objetivo de integrar os alunos e também divulgar o trabalho do grêmio.
Não existem problemas em relação ao transporte uma vez que o estado e a prefeitura se responsabilizam por trazer os alunos de outros bairros, contudo, a maior parte daqueles que estudam na escola moram próximos.
Em relação ao saneamento básico e a moradia existem muitos ações a serem executadas visto que muitos alunos vivem em péssimas condições em áreas de favelização e/ou em bairros que encontram-se no início do processo de urbanização. Por outro lado, é necessário que sejam pensados até que ponto os integrantes do Grêmio podem interferir nessa realidade.