CADERNO II - O JOVEM. COLEGIO ESTADUAL DO CAMPO GETULIO VARGAS EFM.

P { margin-bottom: 0.21cm; }

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas

Ensino Fundamental e Médio

Rua Mandaguari, S/N – CEP: 85935-000-Fone/Fax: (44) 3557-1129

Terra Nova do Piquiri – Assis Chateaubriand – Paraná

E-mail: asdgetuliovargas@seed.pr.gov.br

 

 

 

Carta aos alunos do Ensino Médio

 

Olá jovem estudante!

 

Você sabia que nos preocupamos com você ? E que por vezes pensamos sobre nossas convivências na escola? E aí perguntamos: Por que nossas relações em alguns momentos são tão difíceis?

Chegamos a conclusão que conhecemos você pouco, e que você também conhece pouco seus professores. Assim, através do questionário que você respondeu , sobre seus desejos, anseios e perspectivas , tivemos a possibilidade de saber um pouquinho mais de cada um.

Você está na idade de transformação na vida, onde parece difícil neste momento, conciliar diversões, namoro, festas, tristezas e alegrias. Só que em breve você “ jovem estudante “, será um adulto e as responsabilidades devem aumentar , e isso parece assustador ou não?

Também sabemos que você é hoje um jovem, com suas tribos, seus grupos e redes sociais, e com certeza traz consigo muita energia , e que você é capaz de fazer grandes, novas e boas mudanças. Então, seria possível você ( jovem estudante do Ensino Médio) do Colégio Getúlio Vargas, trazer essa energia da juventude , trazer as suas experiências e saberes para juntos transformarmos a vida da nossa escola? Como você faria para usar seus esforços para se tornar mais rico culturalmente? Vamos aceitar um desafio de diálogo e respeito para que a escola seja um espaço, um ambiente interessante para todos? Vamos fazer da escola um lugar com significado, onde se ampliam os horizontes do saber? No qual professores e alunos se respeitem, se esforcem, se dediquem e trabalhem pelo mesmo ideal? O ideal de viver e conviver bem em sociedade, respeitando regras, limites , assumindo assim, o verdadeiro papel do educando na escola , que é a busca de saberes elaborados.

 

 

Equipe de professores , pedagoga e direção.

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

 

P { margin-bottom: 0.21cm; }

QUESTIONÁRIO SOBRE O PROJETO DE VIDA DOS NOSSOS EDUCANDOS REFERENTE AO

TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FUTURO.

 

ALUNOS:

1- Você trabalha?

( 47,6% ) Sim                                                           Não ( 52,4% )

2- Que trabalho realiza?

Serviços Gerais, Agricultor, Correio, Serviços Domésticos, Borracheiro, Pedreiro;

 

3- Você está registrado(a)?

( 20% ) Sim                                                  Não ( 80% ) A maioria dos alunos trabalham

com os pais na terra, em casa e outros, por isso não são registrados.

 

4- Você trabalha com segurança? ( 30% ) Sim          Não( 70% )

Explique____________________________________________________________

5- Você trabalha em horário integral?

( 90% ) Sim                                        Não ( 10% )

 

6 Recebe de acordo com carga horária?

( 40% ) Sim                                       Não ( 60% )

 

7 Tem férias e recebe pelo terço de férias?

( 10% ) Sim                                       Não ( 90%)

 

8 Seus impostos estão sendo recolhidos?

( 10% ) Sim                                      Não ( 90% )

 

9- Você pensa em trabalhar um dia?

( 95,3% ) Sim                                  Não ( 4,76% )

 

Em quê?

Moda, Médico, Agricultor, Administrador, Veterinário, Piloto Agricola, Engenharia,

Secretário.

 

10- Você pretende continuar estudando?

( 95,3% ) Sim                                Não ( 4,76% )

 

11 - O que você pensa para o seu futuro? ( vida pessoal e profissional)?

Ter uma boa profissão, constituir uma família, alcançar os objetivos de ter bom

emprego, bom salário, lazer e outros.

 

12- De que forma você acha que poderia participar efetivamente,em algumas decisões

do seu colégio?

Grêmio Estudantil, ter representante de sala e participação em reuniões.Os

estudantes demonstraram estar contentes em relação a participação deles nas

decisões cabíveis à escola.

 

13- Por quais motivos você (jovem estudante) , está aqui todas as noites?

Para atingir os objetivos já mencionados acima, e também, aprimorar os

conhecimentos, melhorar o futuro e ir para a faculdade.

 

14- O que você sugeri para a melhoria do nosso espaço físico?

Fazer um jardim, uma cantina, cadeiras e carteiras melhores, ar condicionado, melhor

lanche, nova cozinha e novos laboratórios.

 

15- E o que você também sugeri para a melhoria do processo ensino-aprendizagem?

Ou seja, das aulas.

Aulas práticas, palestras, cursos de outras línguas, noiite cultural, passeios culturais

e passeios de lazer.

 

O Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas está inserido na localidade de Terra Nova do Piquiri. É um patrimônio do município de Assis Chateaubriand que está distante aproximadamente 16 Km. Os moradores desse patrimônio possuem seus costumes e cultura.

Algumas famílias levam seus filhos para trabalhar em propriedades agrícolas que não são suas. Dessa forma, os educandos-trabalhadores chegam no colégio atrasados e cansados, dificultando o processo de ensino-aprendizagem.

É comum o desemprego na comunidade, por isso muitas famílias vão para outras localidades a procura de trabalho. Com isso, alguns estudantes faltam às aulas para trabalharem nas lavouras de milho, e construção civil, com o objetivo de ajudarem na renda mensal da família.

Quanto aos momentos de lazer e cultura , para que os moradores possam desfrutar desses momentos precisam sair da comunidade e e ir para a cidade.

Assim,por meio do questionário, referente ao projeto de vida dos nossos educandos,

podemos observar que a maioria dos nossos jovens não trabalham, e os que trabalham

tem noções de seus direitos e das condições de trabalho. Também apresentam boas

perspectivas em relação ao futuro, pois todos pensam em continuar estudando .

Embora percebemos que é necessário maior interesse, responsabilidade e

comprometimento dos alunos no âmbito escolar.

Em resposta ao questionário dos alunos, os professores do grupo de formação

(PACTO) resolveram responder as perguntas dos alunos, por meio de uma carta ,

produzida coletivamente . Esta carta tem a intenção de mostrar aos nossos jovens

como nos preocupamos com eles, e também de como queremos entendê-los, e assim

participarmos um pouco mais ativamente da vida deles.