CADERNO II - O JOVEM. COLEGIO ESTADUAL DO CAMPO GETULIO VARGAS EFM.
P { margin-bottom: 0.21cm; }
P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }
Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas
Ensino Fundamental e Médio
Rua Mandaguari, S/N – CEP: 85935-000-Fone/Fax: (44) 3557-1129
Terra Nova do Piquiri – Assis Chateaubriand – Paraná
E-mail: asdgetuliovargas@seed.pr.gov.br
Carta aos alunos do Ensino Médio
Olá jovem estudante!
Você sabia que nos preocupamos com você ? E que por vezes pensamos sobre nossas convivências na escola? E aí perguntamos: Por que nossas relações em alguns momentos são tão difíceis?
Chegamos a conclusão que conhecemos você pouco, e que você também conhece pouco seus professores. Assim, através do questionário que você respondeu , sobre seus desejos, anseios e perspectivas , tivemos a possibilidade de saber um pouquinho mais de cada um.
Você está na idade de transformação na vida, onde parece difícil neste momento, conciliar diversões, namoro, festas, tristezas e alegrias. Só que em breve você “ jovem estudante “, será um adulto e as responsabilidades devem aumentar , e isso parece assustador ou não?
Também sabemos que você é hoje um jovem, com suas tribos, seus grupos e redes sociais, e com certeza traz consigo muita energia , e que você é capaz de fazer grandes, novas e boas mudanças. Então, seria possível você ( jovem estudante do Ensino Médio) do Colégio Getúlio Vargas, trazer essa energia da juventude , trazer as suas experiências e saberes para juntos transformarmos a vida da nossa escola? Como você faria para usar seus esforços para se tornar mais rico culturalmente? Vamos aceitar um desafio de diálogo e respeito para que a escola seja um espaço, um ambiente interessante para todos? Vamos fazer da escola um lugar com significado, onde se ampliam os horizontes do saber? No qual professores e alunos se respeitem, se esforcem, se dediquem e trabalhem pelo mesmo ideal? O ideal de viver e conviver bem em sociedade, respeitando regras, limites , assumindo assim, o verdadeiro papel do educando na escola , que é a busca de saberes elaborados.
Equipe de professores , pedagoga e direção.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
P { margin-bottom: 0.21cm; }
QUESTIONÁRIO SOBRE O PROJETO DE VIDA DOS NOSSOS EDUCANDOS REFERENTE AO
TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FUTURO.
ALUNOS:
1- Você trabalha?
( 47,6% ) Sim Não ( 52,4% )
2- Que trabalho realiza?
Serviços Gerais, Agricultor, Correio, Serviços Domésticos, Borracheiro, Pedreiro;
3- Você está registrado(a)?
( 20% ) Sim Não ( 80% ) A maioria dos alunos trabalham
com os pais na terra, em casa e outros, por isso não são registrados.
4- Você trabalha com segurança? ( 30% ) Sim Não( 70% )
Explique____________________________________________________________
5- Você trabalha em horário integral?
( 90% ) Sim Não ( 10% )
6 Recebe de acordo com carga horária?
( 40% ) Sim Não ( 60% )
7 Tem férias e recebe pelo terço de férias?
( 10% ) Sim Não ( 90%)
8 Seus impostos estão sendo recolhidos?
( 10% ) Sim Não ( 90% )
9- Você pensa em trabalhar um dia?
( 95,3% ) Sim Não ( 4,76% )
Em quê?
Moda, Médico, Agricultor, Administrador, Veterinário, Piloto Agricola, Engenharia,
Secretário.
10- Você pretende continuar estudando?
( 95,3% ) Sim Não ( 4,76% )
11 - O que você pensa para o seu futuro? ( vida pessoal e profissional)?
Ter uma boa profissão, constituir uma família, alcançar os objetivos de ter bom
emprego, bom salário, lazer e outros.
12- De que forma você acha que poderia participar efetivamente,em algumas decisões
do seu colégio?
Grêmio Estudantil, ter representante de sala e participação em reuniões.Os
estudantes demonstraram estar contentes em relação a participação deles nas
decisões cabíveis à escola.
13- Por quais motivos você (jovem estudante) , está aqui todas as noites?
Para atingir os objetivos já mencionados acima, e também, aprimorar os
conhecimentos, melhorar o futuro e ir para a faculdade.
14- O que você sugeri para a melhoria do nosso espaço físico?
Fazer um jardim, uma cantina, cadeiras e carteiras melhores, ar condicionado, melhor
lanche, nova cozinha e novos laboratórios.
15- E o que você também sugeri para a melhoria do processo ensino-aprendizagem?
Ou seja, das aulas.
Aulas práticas, palestras, cursos de outras línguas, noiite cultural, passeios culturais
e passeios de lazer.
O Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas está inserido na localidade de Terra Nova do Piquiri. É um patrimônio do município de Assis Chateaubriand que está distante aproximadamente 16 Km. Os moradores desse patrimônio possuem seus costumes e cultura.
Algumas famílias levam seus filhos para trabalhar em propriedades agrícolas que não são suas. Dessa forma, os educandos-trabalhadores chegam no colégio atrasados e cansados, dificultando o processo de ensino-aprendizagem.
É comum o desemprego na comunidade, por isso muitas famílias vão para outras localidades a procura de trabalho. Com isso, alguns estudantes faltam às aulas para trabalharem nas lavouras de milho, e construção civil, com o objetivo de ajudarem na renda mensal da família.
Quanto aos momentos de lazer e cultura , para que os moradores possam desfrutar desses momentos precisam sair da comunidade e e ir para a cidade.
Assim,por meio do questionário, referente ao projeto de vida dos nossos educandos,
podemos observar que a maioria dos nossos jovens não trabalham, e os que trabalham
tem noções de seus direitos e das condições de trabalho. Também apresentam boas
perspectivas em relação ao futuro, pois todos pensam em continuar estudando .
Embora percebemos que é necessário maior interesse, responsabilidade e
comprometimento dos alunos no âmbito escolar.
Em resposta ao questionário dos alunos, os professores do grupo de formação
(PACTO) resolveram responder as perguntas dos alunos, por meio de uma carta ,
produzida coletivamente . Esta carta tem a intenção de mostrar aos nossos jovens
como nos preocupamos com eles, e também de como queremos entendê-los, e assim
participarmos um pouco mais ativamente da vida deles.
- Logue-se para poder enviar comentários