Colégio Estadual Ulysses Guimarães – Foz do Iguaçu/PR
CADERNO II – O Jovem
Ação e Reflexão I
Foi realizada uma pesquisa com alunos do 1ano do Ensino Médio com a seguinte pergunta:
1- Quais são os seus sentimentos em relação ao mundo lá fora, a escola e a família? O que você espera da escola?
(De maneira geral, as respostas foram as seguintes)
FAMÍLIA: Base de tudo; essencial para convívio social; apoio; aconselhar para os problemas; os pais nem sempre dão atenção aos filhos; a tecnologia as vezes atrapalha no diálogo em família.
ESCOLA: Um caminho; poderia aprender de maneira diferente; dá conhecimento; ensina a lidar com a diversidade; que prepare para uma carreira; gostam do intervalo (recreio).
MUNDO: Sem lei; Injusto; regras não são seguidas; o jovem não deve se conformar com os problemas que existem.
São respostas que provocam uma inquietação em nós, professores. Identificamos nossa responsabilidade enquanto educadores frente às perspectivas que muitos têm do futuro, e ao mesmo tempo confirma o fato da ausência, descaso ou a falta de participação de muitas famílias no acompanhamento dos filhos quanto ao estudo, anseios, dificuldades, que provocam um triste retrato de grandes problemas enfrentados diariamente nas escolas.
Ação e Reflexão II
Oportunizar momentos onde será esclarecido para alunos e família sobre as modalidades que existem para o Ensino Médio. O objetivo é contribuir para as decisões futuras de formação que os jovens dispõem, tanto direcionando para a universidade, quanto para o mercado de trabalho.
Ação e Reflexão III (Carta aos alunos)
Sabemos que existem dificuldades, dúvidas, anseios, característicos próprios dessa fase. Diante disso, buscamos respostas para melhor desempenharmos nossa função, a partir do conhecimento de seus projetos futuros. Assim, elaboraremos um questionário, para o desenvolvimento de novas iniciativas que poderão ser colocadas em prática.
Quanto ao mundo digital, em diálogos com os alunos, observa-se que a maior parte utiliza a internet com a finalidade de lazer (conversas, games, vídeos...),poucos a utilizam para buscar informações, conhecimento. Os jovens valorizam as conversas na rede, porém admitem que nelas em muitas situações são criadas máscaras sociais que não retratam a realidade das pessoas, uma espécie de mundo da fantasia. Nesse mundo, o jovem assume comportamentos diversos de sua conduta em situações presenciais. No ambiente escolar, ainda, é pequeno o espaço destinado ao diálogo com as culturas juvenis, o que possibilitaria utilizá-las (as cartas) como instrumentos pedagógicos.
Uma questão interessante para começar esse diálogo poderia ser:
O que você entende por Ensino Médio? Quais as suas expectativas e dúvidas para o futuro.
PROFESSORES:
Rita
Edilene
Suelen
Angeluce
Silmara
Andréia