Caderno II, Jovens, culturas, identidades e tecnologias.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA REGINA MARY BARROSO DE MELLO-EFM.
Caderno II, Jovens, culturas, identidades e tecnologias.

Fazendo uma rápida reflexão no Brasil dos últimos 50 anos, podemos observar que
houve uma mudança drástica em todos os aspectos.

Essas alterações ocorrerão na educação, no comercio, na economia, industria e
principalmente em tecnologia, que é o nosso principal foco para este trabalho educativo.

No processo que envolve toda a sociedade, e que o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia
são partes indispensáveis, a educação em geral ainda não definiu formas de se adequar as novas
ideias e meios de interação entre escola e tecnologia.

Tratando-se diretamente do assunto, realizamos uma pesquisa com duas turmas do ensino médio,
o que compreendia apenas duas perguntas:

Diante das respostas recebidas, podemos observar que:

1-Em sua opinião, para que serve a internet?
58% responderam para se conectar com o mundo, fazer compras e ver noticias.
42% responderam para aprender novas tecnologias e se comunicar com mais rapidez.

2- Para que você usa a internet?.
61% responderam que usam a internet para fazer pesquisas, lazer e redes sociais.
39% responderam que usam para estudar, ver noticias e fazer compras.

Diante deste resultado, os professores se viram com informações muito abaixo daqueles
alunos pesquisados.
Os educadores são profissionais capacitados para ministrar aulas, passar conhecimentos,
mas diante disso não temos a devida preparação para enfrentar esses novos tempos.

O aluno tem muita informação a sua disposição, porem não sabe administrar isso,
não sabe como usá-la.

Cabe aos profissionais de educação se interagir e solicitar aos setores competentes a capacitação prioritária

para recuperar esse tempo perdido, e tentar passar ao alunado meios de utilização
desta nova tecnologia, " ferramenta já dominada por eles" mas com fins específicos de educação.

Não podemos fazer vista grossa sobre esses assuntos, essa nova ferramente " Tecnologia escolar"
veio para agilizar, e não podemos ficar preços nas formalidades do passado.

Orientadora de Estudos.
Alessandra Vilarinho.
Cursistas.
Brasilia de Fátima Araujo de Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Karla Gomes Benkendorf
Maria Bernardete Machado
Marcos Xavier Ribeiro
Roseli Nogueira de Lima
Veridiane Grigoletti Gonçalves