Caderno II - Identidade dos Sujeitos do Ensino Médio - Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng - Foz do Iguaçu - PR

Identidades dos sujeitos do Ensino Médio

Os desafios para o Ensino Médio na realidade brasileira giram em torno da dicotomia criada desde o princípio, separando o estudante acadêmico do estudante profissional. De acordo com o debate não houve uma unificação das necessidades e habilidades para a formação do ser humano integral  . Desde sempre os objetivos dos alunos não são levados em conta e sim as necessidades que os governos tinham.
A conciliação de diferentes interesses da clientela escolar pode acontecer de acordo com mudanças na prática em sala de aula para alternar o pensamento do imediatismo.
Para um país que quer crescer e produzir conhecimento científico é necessário um ensino médio que propicie somente o estudo para garantir o crescimento.
O ambiente social-econômico da nossa cidade é diferenciado. Não há interesse no estudo como forma de ascensão social pois a informalidade é mais atrativa, desestimulando a presença na escola. O imediatismo é o objetivo.
A materialização efetiva de um projeto de ensino formador humano integral  somente seria possível através de um ensino médio integral subsidiado, bem como a mudança do currículo e a capacitação dos professores . Isso levaria o aluno a melhorar o senso crítico, realizando atividades que seguem a dialética trabalho-cultura-educação, além de reconhecer a diversidade e promover o respeito entre todos.
De acordo com o debate, para chegar à universalização do ensino médio é necessário compromisso de ambas as partes: escola e aluno. Também é necessário desmitificar que, se há sucesso, parabeniza-se o Ensino médio e se há fracasso, culpa-se o Ensino Fundamental.
No ensino fundamental considera-se que  os alunos estão mais amparados, nas esferas familiar e escolar. A educação é o caminho para formar o ser humano integralmente e é necessário que políticas de afirmação sejam implantadas o quanto antes, e ainda a diminuição de alunos em sala,  capacitação dos professores e ingresso e aproveitamento na faixa etária correta.

Texto elaborado após discussões do grupo do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng.