Caderno II - Etapa II - Reflexão e Ação - ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Colégio Estadual Conselheiro Zacarias – EFM e EJA
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Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2015 – Etapa 2

Professores participantes:

Alexandra Sigora da Silva
Daniele Moraes Janhaki
Edson José Veiga da Silva
Fernanda Prado
Inez Bernardi Amorim
Loara Borato
Lisete Lourenço
Paulo Soares de Souza
Raquel Angela Arpini
Saly Christine Souza Santa Barbara
Tania Maria dos Santos

Caderno II - Etapa II

Reflexão e Ação – página 28

Tema escolhido: Alimentos transgênicos.
A interação entre as disciplinas, ou interdisciplinaridade, é um diálogo entre as mesmas para a construção do conhecimento, levando dinâmica ao ensino. Para tanto, é necessá-rio que haja integração entre os professores, tornando o aprendizado eficaz para determi-nado assunto, e tornando as aulas mais envolventes.
OBJETIVOS
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar por meio de planejamento interdisciplinar sobre Alimentos transgênicos, de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para atingir o objetivo geral serão realizados os seguintes objetivos específicos:
    *      Discussão sobre a interdisciplinaridade;
    *      Escolha do tema gerador, para que haja a interdisciplinaridade;
    *      Discussão sobre planejamento;
    *      Delegação de responsabilidade aos professores referente a pesquisar de
            adequação das disciplinas ao tema;
    *      Apresentação dos planos elaborados;
    *      Compilação de resultados alcançados.
METODOLOGIA
Nas reuniões do SISMÉDIO foram realizadas discussões sobre a interdisciplinaridade buscando formas de contemplar os temas referentes aos alimentos transgênicos, a ques-tão da água, estes que são temas de grande preocupação na atualidade.
Para a elaboração do planejamento interdisciplinar foi necessário previamente que cada área realizasse um plano de aula que envolvesse os temas referentes aos alimentos transgênicos, para assim posteriormente ocorrer a interdisciplinaridade dentro da sala de aula com os temas selecionados através das discussões durante as reuniões do SISMÉ-DIO.
RESULTADOS
A partir dos temas propostos foi possível a elaboração de planos de aula por área do co-nhecimento, sendo aplicado nas diversas disciplinas do Ensino Médio.
Destacamos as propostas de implementação através da temática abordada, em:
Arte: Como a mídia mostra o transgênico. O marketing em cima dos produtos.

Biologia: Impactos ambientais causados pela produção do transgênico.

Educação Física: Hábitos saudáveis e alimentação saudável.

Filosofia: Serão abordadas questões de bioética, com base no autor Hans Jonas,
               finalizando com um debate.

Física: Uso das ferramentas tecnológicas para a sobrevivência.

Geografia: Aula de campo em área agrícola para ver/conhecer a forma de produção
                 utilizada. Pesquisa sobre o comércio exterior, para identificar os países que
                 compram produtos de países que produzem transgênicos.

História: Surgimento e história do transgênico. Por que ele surgiu? (questão social)

Inglês: Cultura em relação aos transgênicos nos Estados Unidos e em outros países de
           língua inglesa.

Matemática: Levantamento estatístico do consumo de transgênico na casa do aluno.

Português: Trabalhar dissertações com a dialética dos transgênicos.

Química: Comparar a composição química dos alimentos transgênicos, com os alimentos
              com agrotóxicos e alimentos orgânicos. Como o transgênico é feito no
              laboratório.