Caderno II - Etapa II

COLÉGIO ESTADUAL ALEXANDRA - ENSINO MÉDIO - PARANAGUÁ/PR

ORIENTADORA: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo
GRUPO DE TRABALHO: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Liliane Andrioli, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves.

REFLEXÃO E AÇÃO 3
Caros professores, caras professoras, sugerimos uma atividade que possibilite refletir acerca das mudanças que envolvem os processos de seleção de conteúdos e conhecimentos, e elaboração de ações curriculares.
Para isso você pode consultar e comparar livros didáticos distintos, Legislação Educacional de di¬ferentes instâncias (Municipal, Estadual, Federal), entrevistar e conversar com professores mais experien¬tes, dentre outras possibilidades, com o objetivo de identificar mudanças e permanências nos conteúdos ensinados. Registre em um texto suas principais conclusões.
Com base nestas reflexões, e levando em conta os exercícios feitos ao final das Unidades 1 e 2, planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequên¬cia didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc.

O Professor deve transformar os conteúdos curriculares em conteúdos de ensino de acordo com a realidade escolar dos alunos. Entendendo que transposição didática, ocorre do saber para o ensinar. Sendo que essa transformação no saber realizada pelo professor na medida em que ele apresenta situações de ensino no contexto da relação didática.Um dos grandes desafios do professor está em realizar esta transposição. Ele terá que adaptar os conteúdos curriculares de acordo com aspectos da cultura escolar, os objetivos, os valores educativos, utilizar-se de uma linguagem diferenciada, pois o papel da escola está em facilitar o acesso ao conhecimento.
Uma ação curricular que vai de encontro com a realidade de nossos alunos é a preocupação com o meio ambiente que envolve toda a sociedade,por estamos inseridos em uma área rural de grandes privilégios ambientais. A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com os alunos, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a necessidade deste plano de ação com o Tema: Cuidados com o meio ambiente, tendo como Objetivo: Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação. Planejada: De forma que o conhecimento inicial da turma possa revelar a direção que o trabalho deve tomar. Para que eles entrem em contato com o mundo real, percebendo que as questões de degradação ambiental é provocada pela ação humana.
O trabalho, sem dúvida, contribui para a formação de uma consciência ecológica. E isso está mais que provado, pois eles conseguiram resolver problemas que lhes foram propostos. Agora a sujeira do recreio é menor e todos incentivam a limpeza. Após a hora do lanche, a garotada sai recolhendo embalagens jogadas no chão: cooperação com a limpeza do espaço em que vivem.
É importante ter claro que essa atividade não deve se limitar a um plano de ação. É preciso fazer já, pois o planeta não suporta mais o modelo atual de desenvolvimento insustentável. Essa é uma responsabilidade não só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos, educandos e educadores.
Ao trabalhar com outros recursos, o professor além de enriquecer sua aula, tornando a mais atrativa, ainda melhora o aprendizado do aluno, melhorando seu conhecimento e tornando o mais critico, pois ao adquirir mais conhecimento percebem-se as diferenças sociais, como elas acontecem e consequentemente as possibilidades de mudanças, que só é possível via educação.