CADERNO II – ETAPA I - Organização do Trabalho Pedagógico

 CADERNO II – ETAPA I

CURSO SISMÉDIO
COORDENADORA: NEIVA MARIA FRITZEN
CURSISTAS: DANIELA JULIANI K. FOLLMANN, DOROTÉA BARBOSA KRUMMENAUER, IVANETE BARBOSA, JUDITE VERANISA SCHMITT, QUEILA FERNANDA BORGES DA SILVA, MARISTELA LUCIA DUPOND, JANETE CLECI ALBRECH DE SOUSA, VERA LÚCIA GRECO
COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES

CADERNO II – ETAPA I – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
A organização do trabalho pedagógico é constituído pelo Conselho Escolar, equipe de direção, órgãos colegiados de representação da comunidade escolar, Conselho de Classe, equipe pedagógica, equipe docente, equipe técnico-administrativa e assistente de execução e equipe auxiliar operacional, juntos todos contribuem para a efetivação/garantia da hora-atividade como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente.
O estudo da realidade escolar adquire papel relevante no levantamento de dados para construir o diagnóstico, “um juízo sobre uma realidade ou uma prática, à luz de um referencial [...] no caso do planejamento em geral, sobre a prática da instituição [...] do grupo ou setor que está sendo planejado”. (GANDIN, 1995, p. 45)
Precisamos enquanto educadores trabalhar com ações embasadas e aprofundadas em todos os momentos, ou seja, a hora atividade precisa estar organizada não somente para correção de provas, mas de estudo e aprimoramento pessoal do professor, trabalhando-se assim com materiais atualizados e que busquem desta forma  a qualidade da aula preparada.
Os Planos de Trabalho Docente necessitam ser organizados com base nas PPCs e no PPP do Colégio, somente assim estarão sendo efetivamente construídos com vistas em embasamentos teóricos e aprimoramento de ações, metodologias e recursos onde a avaliação será consequência positiva.