O Brasil ainda não conseguiu universalizar o acesso a essa modalidade de ensino. A necessidade de trabalho é apontada como o principal fator desses alunos não permanecerem na escola. Novas políticas públicas estão em debate para suprir as necessidades sociais e educacionais dos jovens com o objetivo de retirar do mercado de trabalho quem está em idade escolar. A melhoria e manutenção da estrutura escolar, a valorização dos profissionais e a construção de novas escolas são condições imprescindíveis para que se efetive uma educação de qualidade. Isso demanda ampliações de recursos e vem requerendo estudos e análises para sua aplicabilidade. Sabemos que deve ser uma busca incasável de todos os segmentos da educação a construção de uma educação igualitária e humanística que respeite a diversidade, vise ainda a formação integral dos educandos. Sendo assim, o ensino médio de modo muito particular precisa dar possibilidade para o educando fazer a travessia/dar bases não somente de conhecimentos cientifícos, mas de bagagem humanística de valores fundamentais, tendo consciência de si, dos outros e tenha criticidade para superar e intervir de maneira efetiva para a superação das desigualdades sociais, dando assim a esses jovens ferramentas que os permitirão enfrentar com ousadia e coragem os problemas e a complexidade social que os espera. Para que isso seja concretizado, propomos, que sejam criados grupos de estudos que discutam essas relações entre os jovens e a sociedade, o que os afetam, quais as maiores dificuldades que eles encontram nessas relações, isso de maneira conjunta que envolvam toda a comunidade escolar, e outros setores afins de nível local, estadual e nacional.Outra questão para debates é de como os jovens lidam com regras? Vemos que alguns jovens reconhecem o papel da escola, porém gostariam que o ensino tivesse vínculos com seu cotidiano e que sua realidade fosse considerada nos contéudos curriculares também. Sabemos que a escola também se organiza de forma que os conteúdos tenham essa ligação com a vida e realidade em que o aluno se encontre.
Professores Cursistas: Adaltro, Agustinho, Aline, Anelise, Angela, Clediane, Daiane, Irma, Juliane, Leandro, Marcio, Nara, Neuza, Patricia, Renan, Rosane, Rosangela, Roseli, Rosemary, Valdir, Volmar, Vanda, Sonia.