Temos que ter uma certa compreensão das outras disciplinas para podermos fazer a interdisciplinaridade, para que possamos adequar aos nossos objetivos, na realidade como o próprio texto destacou estamos tomando algo emprestado não para tornar expertise em todas as áreas, mas como ferramenta relevante para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Acreditamos que todos os conteúdos dos componentes curriculares podem se adequar com potencial para uma ação interdisciplinar
O Papel dos professores das áreas humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) é muito importante e vem a cumprir com as ações educativas no âmbito escolar. Algumas situações podem ser elencadas como atos de cidadania e ética e desnaturalizando a desigualdade social.
A inclusão social e a acessibilidade na escola são situações que a área de Ciências Humanas vem trabalhando em doses homeopáticas para que no futuro possa render frutos ou a sensibilização. Não achar que tudo é natural e sim vir a estranhar o próprio mundo, o cotidiano, nossas rotinas usuais, atentar para as vivências e experiências individuais ou coletivas rompendo atitudes de indiferenças e incompreensão na relação com o outro e com os problemas que afeta a comunidade, povos e sociedade.
Trazemos aqui um tema para trabalharmos a interdisciplinaridade.
ENERGIA ELÉTRICA
Língua portuguesa: introduzem a problemática trazendo a reportagem para a sala de aula, inclusive estudando semanticamente o sentido da palavra “gato” conotativamente e denotativamente.
Física: explicam o uso da eletricidade de forma correta e o que ocorre quando se faz um “gato”.
Geografia: juntamente com professores de matemática fazem um levantamento do número de pessoas na comunidade sujeito a essa situação, bem como trazem dados do Brasil todo.
Química: e de biologia explicam os meios de condução da eletricidade e as causas da combustão, uma vez que o “gato” provoca incêndio, bem como suas consequências.
História: explicam a situação da formação das favelas ao longo da história do Brasil e sua constituição de precariedade, por conseguinte o uso dos “gatos”.
Sociologia: junto com professores de artes promovem a elaboração de ações concretas de alerta com relação ao uso seguro da energia, à começar em seu próprio ambiente de convívio social (campo).
Língua inglesa: auxiliam na leitura e entendimento dos manuais e explicações em inglês que seguem os aparelhos eletrônicos usados diariamente.
Educação Física: treinam fisicamente os alunos e membros da comunidade escolar para possíveis evacuações em caso de incêndio, sem atropelo ou mais danos.
Filosofia: promovem um debate envolvendo toda a comunidade, inclusive com a presença das autoridades citadas na reportagem, para avaliar os avanços e melhorias que tal estudo provocou.