CADERNO 2 – O JOVEM COMO SUJEITO NO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL PROF. PAULO FREIRE EF E EM.
PONTAL DO PARANÁ
ORIENTADORA:Iva Maria Ronahak Lindener
Angela Knapki
Anna Maria Costa Martins
Cristiano Soares Perego
Eliana Pereira Novelini
Maria Joana Franco Andrade
Mauro Sergio da Cunha
Sandra Mara Moraes Prado Alves
Sinuhe Kern
Vilma Benedita M. de Miranda
Resumo
O presente artigo visa, analisando as questões apresentadas no Caderno 2, definir o jovem estudante do ensino médio analisando a importância de conhecer suas identidades, sua relação com a escola, com o trabalho e os seus projetos de vida.
Palavras chave: juventude, protagonismo juvenil , identidade.
Segundo o estatuto da juventude brasileiro, jovem é todo individuo entre 17 e 29 anos, sujeito a conflitos, mudanças (biológicas, moral, ética, psicológica e social). Na nossa reflexão sobre os sentidos do estar na escola, surgiram os mapas conceituais, produzidos por nós, professores, com nossos alunos, que apontam que ‘ser jovem’, para a maioria, significa, segundo os aspectos filosóficos, tecnológicos, mercadológicos e culturais;
a) aprender a ser livre;
b) aprender a responsabilidade;
c) ser sonhador;
d) lutar por seus objetivos;
e) o trabalho;
f) o namoro;
g) ser cidadão do mundo;
h) dão importância a moda;
i) são comunicativos(musica e conhecimento);
j) buscam mudanças na sociedade;
k) esportes .
Já, para a minoria, significa, segundo os aspectos filosóficos, tecnológicos, mercadológicos e culturais;
a) liberdade;
b) curtição;
c) seguem a moda(drogas e etc);
d) cidadão do mundo;
e) comunicativos(musica e conhecimento);
f) refém de ideologias;
g) esportes.
Na terceira pergunta, como o jovem concebem a escola, os resultados foram;
a) a escola é muito importante para todos, mas, às vezes, é muito sem graça e cansativo;
b) a escola é um lugar onde podemos interagir e dialogar com os colegas, e também, nos tornarmos melhores como pessoas;
c) sem a escola não seriamos suficientemente capazes de tomar decisões apropriadas, pois não teríamos conhecimentos suficientes;
d) na escola, adquirimos conhecimentos para que possamos enfrentar a vida e o mercado de trabalho;
e) a escola também é um local de socialização.
Na quarta pergunta, o que você gostaria que mudasse, os resultados foram;
a) horário noturno;
b) melhorar a estrutura da escola(laboratórios);
c) aulas com oficinas voltadas para o conteúdo.
Analisando os valores que nossos alunos trazem, percebemos um choque entre a ética escolar, as necessidades do aluno, a família que não cumpre seu papel e a sociedade que o oprime.
Segundo os jovens, sobre o assunto uso de tecnologias, os resultados são:
a) os jovens dão mais valor a conversa virtual do que a pessoal, porém, também utilizam como pesquisa (poucos);
b) os jovens que utilizam a tecnologia para conversas virtuais não usufruem de tudo o que a tecnologia oferece, perdendo assim muitas oportunidades.
Na tentativa de iniciarmos um dialogo com nossos jovens estudantes, redigimos uma carta;
"CARO JOVEM ESTUDANTE
Por vezes me vejo pensando no estudante de hoje, que tem oportunidades e não as aproveita. A cada dia que passa, vejo quanto é difícil nosso relacionamento, em tempos tão velozes de incertezas e insatisfações. Por isso, devo refletir e perguntar o que queremos com tanta confusão.
Enquanto educadores buscam realizar escolhas que revelem você no auge da aquisição da aprendizagem. Pois a escola é um espaço de vida de relações sociais e culturais, onde você deve produzir um novo caminho. Eu, já passei por momentos em que precisava conciliar diversão, namoro, estudo. O tempo passa muito rápido, e muitas ideias se perdem pelo caminho, mesmo assim, acredito que podemos sentar e discutir o presente.
Você na escola, na família, na sociedade tem um lugar muito importante. E que só depende de você as transformações futuras. Sabendo que toda e qualquer experiência de qualidade exige apoio dos educadores, pois queremos aceitar desafios e dialogar para construir ideias coletivas, e fazer valer a vida na sociedade atual. Muitas vezes podemos passar por dificuldades; então vamos buscar nesse espaço significativo uma educação melhor e ampliarmos horizontes onde professores e alunos caminhem juntos para um mundo ideal."