Caderno II - Ciências Humanas
Colégio Estadual Prof Paulo Freire
Londrina - NRE Londrina
Cursistas - Orlando Pereira Costa, Rosangela Furlanetto Garcia, Josiane Aparecida Bressan, Luci Maria Henriques, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andreia, Sant'Anna, Antonia da Silva, Francisco de Paula Costa
A integração entre as Ciências Humanas como projeto pedagógico
O trabalho com conteúdos ou temas que envolvem várias disciplinas, exige do professor estudos e pesquisas adicionais para enriquecer seu conhecimento sobre o mesmo. Esse estudo não precisa ser aprofundado, porém, o professor deve se sentir seguro do conteúdo ou tema sugerido, ter habilidade para o desenvolvimento do trabalho e adaptá -lo a sua disciplina.
Um tema a ser desenvolvido de forma interdisciplinar, que possibilita as diversas disciplinas trabalharem é a cultura africana que como é rica em detalhes e abrange todas as áreas do conhecimento será de grande produtividade e possibilitará belos trabalhos .
Será organizada uma exposição onde serão apresentados e expostos os trabalhos, para toda a comunidade escolar.
Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências Humanas
A atividade desenvolvida com os alunos dos 1os anos do Ensino Médio partiu da seguinte proposta:
“Passar um traço na folha sulfite separando-a em duas partes iguais. Em uma das partes registrar quem é o aluno hoje e segunda parte como ele se imagina daqui a 10 anos.”
A recepção inicial foi boa e o trabalho desenvolveu-se no decorrer de 3 aulas. Os alunos, em geral dedicaram-se na execução da atividade, planejando-a e realizando-a de forma bastante interessante. Não compartilharam muito as ideias durante o processo de produção, entretanto, no final confrontaram seus sonhos por meio da exposição dos trabalhos.
Assim como previsto na proposta “Reflexão e Ação; proposta na página 27 do caderno, eles possuem muitos sonhos, valorizam a família e têm perspectiva profissional. As carreiras variam entre aquelas que exigem curso superior, aquelas que exigem cursos técnicos e aquelas que exigem habilidades específicas, como na música e no esporte. A proporção aproximada é de 50% dos alunos que querem seguir carreira universitária e os outros 50% querem fazer cursos técnicos ou desenvolver habilidades na música ou no esporte.
Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de
Ciências Humanas.
A atividade desenvolvida com os alunos do Ensino Médio foi uma visita ao fundo de vale localizado nas proximidades do nosso colégio.
Visita ao Fundo de Vale Lagoa Dourada
Público alvo: alunos do Ensino médio
Introdução
É importante que os alunos conheçam o local em que vivem, localizem alguns pontos importantes e que saibam representá-los linguística e graficamente.
O trabalho de campo é uma estratégia de ensino- aprendizagem problematizadora e mobilizadora do processo de construção do conhecimento capaz de desenvolver a observação crítica, o espírito científico de investigação. Ao retornar à sala de aula os alunos desinibem-se com maior freqüência. Este tipo de trabalho não é um passeio, ele torna o ensino mais proveitoso, pois exige o exercício da observação, análise e interpretação dos conteúdos estudados em sala de aula contribuindo para seu aprofundamento bem como o reconhecimento da realidade.
Objetivo
Facilitar o aprendizado, estimular o interesse pela geografia local e oportunizar aos alunos uma interação teórico/prática que o conscientize de sua relação com o meio ambiente.
Atividades desenvolvidas antes da visitação:
- pesquisa na internet,
- dinâmica de grupo, (atividade extraclasse)
Tópicos do diagnóstico
- habitação,
- sistema de água e esgoto,
- destinação do lixo doméstico,
- relevo,
- localização e identificação do fundo de vale,
- identificação de problemas de erosão,
- recursos hídricos,
- identificação e localização de córregos,
- qualidade da água, aspecto, cheiro e movimentação,
- existência de vegetação ciliar
- problemas de assoreamento,
- característica de fauna e flora,
- existência de áreas de reflorestamento.
Atividades desenvolvidas depois da visitação:
- questões como: O que mais gostaram? Se correspondeu a expectativa?
- desenho (vegetação, mamíferos, aves, anfíbios)
- conscientização da responsabilidade em relação ao meio ambiente
Pontos positivos da visitação:
- atividade física,
- convivência fora da sala de aula,
- contato com a natureza
- interação teoria/prática
- pelo fato de saírem fora do muro da escola já é motivo de grande alegria para os alunos
Dificuldades encontradas:
- grande número de alunos.
Projetos motivam alunos e professores a superarem seus conhecimentos, rompendo os limites do ensino tradicional. Alteram substancialmente o sentido da aula, desfocando aquele modelo em que o professor fala e os alunos ouvem.
Assim, ao término deste projeto, pôde-se observar alteração do comportamento dos educandos perante os conteúdos estudados, havendo um maior interesse e entrosamento entre os educandos. Alguns dos quais não apresentam interesse em pesquisas e aulas teóricas demonstraram maior interesse trabalhando de forma satisfatória nas atividades práticas.
Possibilidades de abordagens pedagógicas-curriculares
na Área de Ciências Humanas.
Para trabalhar o tema ALIMENTAÇÃO, foi elaborado, pela professora de língua portuguesa, em parceria com os alunos, o seguinte questionário, que, depois de impresso foi respondido pelos discentes.
1- Durante a semana, normalmente você acorda:
( )Antes das 7h ( )Entre as 7h e 7:30
( )Entre as 7:30 e as 8h ( )Depois das 8h
2- Com que frequência você toma café da manhã:
( )Todos os dias ( )Quase todos os dias
( )De vez em quando ( )Raramente ( )Nunca
3- Em que horário costuma ser seu café da manhã:
( )Antes das 7h ( )Entre as 7h e 7:30
( )Entre as 7:30 e as 8h ( )Depois das 8h
4- Quando você faz suas refeições, normalmente está:
( )Sozinho ( )Com alguém da família
( )Com amigos ( )Outros
5- Quando você faz suas refeições, normalmente você está:
( )Em casa ( )Na casa de parentes ( )Na casa de amigos
( )Em algum estabelecimento comercial ( )Na escola ( )Outros
6- Assinale os itens que você consome com maior frequência no café da manhã:
( )Leite ( )Geleia industrializada ( )Café ( )Geleia caseira
( )Chá ( )Bolacha ou biscoito industrializado ( )Achocolatado
( )Bolacha ou biscoito caseiro ( )Suco natural ( )Salgados fritos
( )Suco Industrializado ( )Salgados assados ( )Frutas
( )Pão de queijo ( )Pão francês ( )Doces industrializados
( )Pão integral ( )Doces caseiros ( )Pão caseiro
( )Frios ( )Bolo industrializado ( )Iogurte ( )Bolo caseiro
( )Margarina, manteiga, maionese ( ) outros
7- Você costuma se alimentar no intervalo da escola?
( )Sim ( )Não ( )Às vezes
8- Quando você se alimenta na escola, você come:
( )O lanche ofertado pela escola ( )Fruta ou iogurte
( )Alimento Industrializado ( )Alimento que você traz de casa
9- Com que frequência você almoça:
( )Todos os dias ( )Quase todos os dias ( )De vez em quando
( )Raramente ( )Nunca
10- Em que horário costuma almoçar:
( )Antes das 11h ( )Entre as 11h e 12h
( )Entre as 12h e as 13h ( )Depois das 13h
11- Assinale os itens que você consome com maior frequência no almoço:
( )Arroz ( ) Massa pronta ( )Feijão ( ) Massa
( )Legumes Lanches caseiros ( )Verduras Lanches industrializados
( )Carnes Ovos ( )Grãos Marmitex ( )Pão ( )Outros
12- Você considera seu almoço:
( )Bem variado ( )Variado ( )Repetitivo ( ) Muito repetitivo
13- Em que horário costuma ser seu café da tarde:
( )Antes das 15h ( )Entre as 15h e 16h
( )Entre as 16h e as 17h ( )Depois das 17h
14- Assinale os itens que você consome com maior frequência no café da tarde:
( )Leite Geleia industrializada ( )Café ( )Geleia caseira
( )Chá Bolacha ou biscoito industrializado
( )Achocolatado Bolacha ou biscoito caseiro
( )Suco natural Salgados fritos
( )Suco Industrializado Salgados assados
( )Frutas Pão de queijo
( )Pão francês Doces industrializados
( )Pão integral Doces caseiros
( )Pão caseiro Frios
( )Bolo industrializado Iogurte
( )Bolo caseiro Outros:
( )Margarina, manteiga, maionese
15- Com que frequência você janta:
( )Todos os dias ( )Quase todos os dias
( )De vez em quando ( )Raramente ( )Nunca
16- Em que horário costuma jantar:
( )Antes das 19h ( )Entre as 19h e 20h
( )Entre as 21h e as 22h ( )Depois das 22h
17- Assinale os itens que você consome com maior frequência no jantar:
( )Arroz Massa pronta ( )Feijão Massa
( )Legumes Lanches caseiros ( )Verduras Lanches industrializados
( )Carnes Ovos ( )Grãos Marmitex ( )Pão ( )Outros
18- Se você faz alguma refeição após o jantar, descreva o que costuma comer:
_______________________________________________________
19 – Assinale os itens que você costuma comer, independentemente do horário:
( )Salgadinhos tipo chips Balas e chicletes Refrigerantes
( )Salgados fritos Chocolates Bebidas alcoólicas
( )Salgados assados Laticínios Doces caseiros
( )Pizza Frutas Bolos e tortas
( )Lanches Sucos industrializados Bolachas e biscoitos
( )Pipoca ( )Sucos naturais ( )Outros
Após o preenchimento do questionário o professor de Matemática fez a tabulação e confecção dos gráficos acerca dos resultados.
Interessante notar que, apesar do horário de entrada do colégio ser 7h30min, observamos que 14% dos alunos normalmente acordam entre 7h e 7h30min e que 52% costumam tomar seu café da manhã entre 7h e 7h30min e 6% tomam o café entre 7:30 e 8h.
A frequência com que os alunos tomam café da manhã ficou da seguinte maneira: 24% todos os dias, 22% quase todos os dias, 28% de vez em quando, 8% raramente e 18% nunca.
97% dos alunos faz suas refeições em casa enquanto que 1,5% nas casas de parentes ou em algum estabelecimento.
Os itens que são mais consumidos pelos nossos alunos no café da manhã são: leite 71%, achocolatado 66%, pão francês 58%, bolacha ou biscoito industrializado 47% e frios 41%.
62% dos alunos consomem o lanche ofertado pelo colégio enquanto que 20% trazem alimentos industrializados de casa.
79% dos alunos almoçam todos os dias enquanto que 14% quase todos os dias e 5% de vez em quando.
90% almoçam entre 12h e 13h, 6% depois das 13h e 4% entre 11h e 12h.
Dos alimentos que mais são consumidos pelos alunos no almoço e jantar podemos destacar: carne 100%, arroz 96%, feijão 82%, verduras 69% e massa 49%.
Os alimentos que mais são consumidos pelos alunos independente de horários são: balas e chicletes 68%, chocolates 54%, refrigerantes 52%, pipoca 43%, salgadinhos tipo chips 41% e sucos industrializados 41%.
A análise dos resultados pôde servir de base para que o professor de biologia falasse sobre as consequências do uso exagerado de balas, chicletes, refrigerantes, chocolates, salgadinhos e sucos industrializados e também a necessidade de criarem o hábito de consumirem verduras e legumes e estipularem horários adequados para suas refeições diárias.
O professor de química trabalhou com alunos a quantidade de açúcar e/ou sal que contém cada um desses alimentos industrializados. Já a professora de Educação Física abordou os perigos para a saúde acarretadas pelo alto consumo desses alimentos e a professora de história desenvolveu atividades relacionadas com a importância desses alimentos para a construção da sociedade moderna.
Foi necessário a colaboração de professores de todas as disciplinas para que esta pesquisa fosse desenvolvida e os resultados têm sido abordados pelos mesmos em suas aulas com o objetivo comum de que os alunos adquiram hábitos de alimentação saudáveis.
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