Caderno II - Ciências Humanas

Colégio Estadual Prof Paulo Freire

Londrina - NRE Londrina

Cursistas - Orlando Pereira Costa, Rosangela Furlanetto Garcia, Josiane Aparecida Bressan, Luci Maria Henriques, Lourdes Mendes dos Santos, Célia Andreia, Sant'Anna, Antonia da Silva, Francisco de Paula Costa

A integração entre as Ciências Humanas como projeto pedagógico
      O trabalho com conteúdos ou temas que envolvem várias disciplinas, exige do professor estudos e pesquisas adicionais para enriquecer seu conhecimento sobre o mesmo. Esse estudo não precisa ser aprofundado, porém, o professor deve se sentir seguro do conteúdo ou tema sugerido, ter habilidade para  o desenvolvimento do trabalho e adaptá -lo a sua disciplina.
       Um tema a ser desenvolvido de forma interdisciplinar, que possibilita as diversas disciplinas trabalharem é a cultura africana que como é rica em  detalhes e abrange todas as áreas do conhecimento será de grande produtividade e possibilitará  belos trabalhos .
        Será organizada uma exposição onde serão apresentados e expostos os trabalhos, para toda a comunidade escolar.

Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências Humanas
A atividade desenvolvida com os alunos dos 1os anos do Ensino Médio partiu da seguinte proposta:
“Passar um traço na folha sulfite separando-a em duas partes iguais. Em uma das partes registrar quem é o aluno hoje e segunda parte como ele se imagina daqui a 10 anos.”
A recepção inicial foi boa e o trabalho desenvolveu-se no decorrer de 3 aulas. Os alunos, em geral dedicaram-se na execução da atividade, planejando-a e realizando-a de forma bastante interessante. Não compartilharam muito as ideias durante o processo de produção, entretanto, no final confrontaram seus sonhos por meio da exposição dos trabalhos.
Assim como previsto na proposta “Reflexão e Ação; proposta na página 27 do caderno, eles possuem muitos sonhos, valorizam a família e têm perspectiva profissional. As carreiras variam entre aquelas que exigem curso superior, aquelas que exigem cursos técnicos e aquelas que exigem habilidades específicas, como na música e no esporte. A proporção aproximada é de 50% dos alunos que querem seguir carreira universitária e os outros 50% querem fazer cursos técnicos ou desenvolver habilidades na música ou no esporte.

Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de
Ciências Humanas.
A atividade desenvolvida com os alunos do Ensino Médio foi uma visita ao fundo de vale localizado nas proximidades do nosso colégio.
Visita ao Fundo de Vale Lagoa Dourada
Público alvo: alunos do Ensino médio

Introdução
           É importante que os alunos conheçam o local em que vivem, localizem alguns pontos importantes e que saibam representá-los linguística e graficamente.
O trabalho de campo é uma estratégia de ensino- aprendizagem  problematizadora  e  mobilizadora  do processo de construção do conhecimento  capaz de desenvolver a observação crítica, o espírito científico de investigação. Ao retornar à sala de aula os alunos desinibem-se com maior freqüência. Este tipo de trabalho não é um passeio, ele torna o ensino mais proveitoso, pois exige o exercício da observação, análise e interpretação dos conteúdos  estudados em sala de aula contribuindo para seu aprofundamento  bem como  o reconhecimento da realidade.

Objetivo
Facilitar o aprendizado, estimular o interesse pela geografia local e oportunizar aos alunos uma interação teórico/prática que o conscientize de  sua relação com o meio  ambiente.
Atividades desenvolvidas antes da visitação:
- pesquisa na internet,
- dinâmica de grupo, (atividade extraclasse)
Tópicos do diagnóstico
-  habitação,
-  sistema de água e esgoto,
-  destinação do lixo doméstico,
- relevo,
- localização e identificação do fundo de vale,
- identificação de problemas de erosão,
- recursos hídricos,
- identificação e localização de córregos,
- qualidade da água, aspecto, cheiro e movimentação,
- existência de vegetação ciliar
- problemas de assoreamento,
- característica de fauna e flora,
- existência de áreas de reflorestamento.
Atividades desenvolvidas depois da visitação:
- questões como: O que mais gostaram?  Se correspondeu a expectativa?
- desenho (vegetação, mamíferos, aves, anfíbios)
- conscientização da responsabilidade em relação ao meio ambiente
Pontos positivos da visitação:
- atividade física,
- convivência fora da sala de aula,
- contato com a natureza
- interação teoria/prática
- pelo fato de saírem fora do muro da escola já é motivo de grande alegria para os alunos
Dificuldades encontradas:
- grande número de alunos.
Projetos motivam alunos e professores a superarem seus conhecimentos, rompendo os limites do ensino tradicional. Alteram substancialmente o sentido da aula, desfocando aquele modelo em que o professor fala e os alunos ouvem.
Assim, ao término deste projeto, pôde-se observar alteração do comportamento dos educandos perante os conteúdos estudados, havendo um maior interesse e entrosamento entre os educandos.  Alguns dos quais não apresentam interesse em pesquisas e aulas teóricas demonstraram maior interesse trabalhando de forma satisfatória nas atividades práticas.
Possibilidades de abordagens pedagógicas-curriculares
na Área de Ciências Humanas.
Para trabalhar o tema ALIMENTAÇÃO, foi elaborado, pela professora de língua portuguesa, em parceria com os alunos, o seguinte questionário, que, depois de impresso foi respondido pelos discentes.

1- Durante a semana, normalmente você acorda:
(   )Antes das 7h              (    )Entre as 7h e 7:30
(    )Entre as 7:30 e as 8h      (    )Depois das 8h
2- Com que frequência você toma café da manhã:
(    )Todos os dias            (    )Quase todos os dias
(    )De vez em quando     (    )Raramente    (    )Nunca
3- Em que horário costuma ser seu café da manhã:
(    )Antes das 7h        (    )Entre as 7h e 7:30
(    )Entre as 7:30 e as 8h       (    )Depois das 8h
4- Quando você faz suas refeições, normalmente está:
(    )Sozinho       (    )Com alguém da família
(    )Com amigos        (    )Outros
5- Quando você faz suas refeições, normalmente você está:
(    )Em casa        (    )Na casa de parentes     (    )Na casa de amigos
(    )Em algum estabelecimento comercial   (    )Na escola     (    )Outros
6- Assinale os itens que você consome com maior frequência no café da manhã:
(    )Leite     (    )Geleia industrializada      (    )Café       (    )Geleia caseira
(    )Chá      (    )Bolacha ou biscoito industrializado      (    )Achocolatado
(    )Bolacha ou biscoito caseiro      (    )Suco natural     (    )Salgados fritos
(    )Suco Industrializado      (    )Salgados assados       (    )Frutas
(    )Pão de queijo     (    )Pão francês        (    )Doces industrializados
(    )Pão integral     (    )Doces caseiros      (    )Pão caseiro
(    )Frios      (    )Bolo industrializado     (    )Iogurte      (    )Bolo caseiro
(    )Margarina, manteiga, maionese       (    ) outros
7- Você costuma se alimentar no intervalo da escola?
(    )Sim          (    )Não         (    )Às vezes
8- Quando você se alimenta na escola, você come:
(    )O lanche ofertado pela escola        (    )Fruta ou iogurte
(    )Alimento Industrializado        (    )Alimento que você traz de casa
9- Com que frequência você almoça:
(    )Todos os dias      (    )Quase todos os dias      (    )De vez em quando
(    )Raramente          (    )Nunca
10- Em que horário costuma almoçar:
(    )Antes das 11h           (    )Entre as 11h e 12h
(    )Entre as 12h e as 13h        (    )Depois das 13h
11- Assinale os itens que você consome com maior frequência no almoço:
(    )Arroz       (    ) Massa pronta      (    )Feijão         (    ) Massa
(    )Legumes Lanches caseiros      (    )Verduras Lanches industrializados
(    )Carnes Ovos      (    )Grãos Marmitex       (    )Pão      (    )Outros
12- Você considera seu almoço:
(    )Bem variado (    )Variado    (    )Repetitivo   (    ) Muito repetitivo
13- Em que horário costuma ser seu café da tarde:
(    )Antes das 15h     (    )Entre as 15h e 16h  
(    )Entre as 16h e as 17h      (    )Depois das 17h
14- Assinale os itens que você consome com maior frequência no café da tarde:
(    )Leite Geleia industrializada      (    )Café         (    )Geleia caseira
(    )Chá Bolacha ou biscoito industrializado
(    )Achocolatado Bolacha ou biscoito caseiro
(    )Suco natural Salgados fritos    
(    )Suco Industrializado Salgados assados
(    )Frutas Pão de queijo
(    )Pão francês Doces industrializados
(     )Pão integral Doces caseiros
(     )Pão caseiro Frios
(     )Bolo industrializado Iogurte
(    )Bolo caseiro Outros:
(    )Margarina, manteiga, maionese
15- Com que frequência você janta:
(    )Todos os dias       (    )Quase todos os dias
(    )De vez em quando      (    )Raramente        (    )Nunca
16- Em que horário costuma jantar:
(    )Antes das 19h        (    )Entre as 19h e 20h
(    )Entre as 21h e as 22h       (    )Depois das 22h
17- Assinale os itens que você consome com maior frequência no jantar:
(    )Arroz Massa pronta       (     )Feijão Massa
(     )Legumes Lanches caseiros     (    )Verduras Lanches industrializados
(    )Carnes Ovos     (    )Grãos Marmitex     (    )Pão          (    )Outros
18- Se você faz alguma refeição após o jantar, descreva o que costuma comer:
_______________________________________________________
19 – Assinale os itens que você costuma comer, independentemente do horário:
(    )Salgadinhos tipo chips Balas e chicletes Refrigerantes
(    )Salgados fritos Chocolates Bebidas alcoólicas
(    )Salgados assados Laticínios Doces caseiros
(    )Pizza Frutas Bolos e tortas
(    )Lanches Sucos industrializados Bolachas e biscoitos
(    )Pipoca          (    )Sucos naturais       (    )Outros

Após o preenchimento do questionário o professor de Matemática fez a tabulação e confecção dos gráficos acerca dos resultados.
Interessante notar que, apesar do horário de entrada do colégio ser 7h30min, observamos que 14% dos alunos normalmente acordam entre 7h e 7h30min e que 52% costumam tomar seu café da manhã entre 7h e 7h30min e  6% tomam o café entre 7:30 e 8h.
A frequência com que os alunos tomam café da manhã ficou da seguinte maneira: 24% todos os dias, 22% quase todos os dias, 28% de vez em quando, 8% raramente e 18% nunca.
97% dos alunos faz suas refeições em casa enquanto que 1,5% nas casas de parentes ou em algum estabelecimento.
Os itens que são mais consumidos pelos nossos alunos no café da manhã são: leite 71%, achocolatado 66%, pão francês 58%, bolacha ou biscoito industrializado 47% e frios 41%.
62% dos alunos consomem o lanche ofertado pelo colégio enquanto que 20% trazem alimentos industrializados de casa.
79% dos alunos almoçam todos os dias enquanto que 14% quase todos os dias e 5% de vez em quando.
90% almoçam entre 12h e 13h, 6% depois das 13h e 4% entre 11h e 12h.
Dos alimentos que mais são consumidos pelos alunos no almoço e jantar podemos destacar: carne 100%, arroz 96%, feijão 82%, verduras 69% e massa 49%.
Os alimentos que mais são consumidos pelos alunos independente de horários são: balas e chicletes 68%, chocolates 54%, refrigerantes 52%, pipoca 43%, salgadinhos tipo chips 41% e sucos industrializados 41%.
A análise dos resultados pôde servir de base para que o professor de biologia falasse sobre as consequências do uso exagerado de balas, chicletes, refrigerantes, chocolates, salgadinhos e sucos industrializados e também a necessidade de criarem o hábito de consumirem verduras e legumes e estipularem horários adequados para suas refeições diárias.
O professor de química trabalhou com alunos a quantidade de açúcar e/ou sal que contém cada um desses alimentos industrializados. Já a professora de Educação Física abordou os perigos para a saúde acarretadas pelo alto consumo desses alimentos e a professora de história desenvolveu atividades relacionadas com a importância desses alimentos para a construção da sociedade moderna.
Foi necessário a colaboração de professores de todas as disciplinas para que esta pesquisa fosse desenvolvida e os resultados têm sido abordados pelos mesmos em suas aulas com o objetivo comum de que os alunos adquiram hábitos de alimentação saudáveis.