Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes - IGUATU/PR
Cursistas: Cleiton Fernandes Santos, Ivete Eliana C. C. Rodrigues, Rosemare Aparecido Alves, Santina Elza Inácio, Sonia Regina Carrasco Oliveira.
Orientadora: Soeli Berton Pantano
CADERNO II CIÊNCIAS HUMANAS
REFLEXÃO E AÇAO 1
O texto nos leva a discutir sobre o trabalho interdisciplinar, que muito se tem discutido e que muitas vezes não se chega a uma conclusão unânime de entendimento.
Entendemos que o “encargo da compreensão” em um trabalho interdisciplinar, seriam as disciplinas trabalharem o mesmo tema em conjunto, mas não necessariamente que os professores tenham que ter domínio dos conteúdos trabalhados pelas outras disciplinas, porém que tenham conhecimento para fazer as “pontes” entre um e outro conteúdo, caso o assunto durante as aulas vão além daquele que seu conteúdo propõe. Caso isso aconteça, e isso deve acontecer, o professor tem que estar preparado e ter conhecimento para interagir e extrapolar o tema e não ficar preso apenas na sua. O professor deve estar preparado e aberto para fazer essa mediação e levar o aluno a buscar, se apropriar de conhecimentos que o farão crescer, como ser pensante que é.
Muitos temas poderiam ser usados em uma ação interdisciplinar, dentre eles, estão: a saúde, a alimentação, o meio ambiente, o idoso, o jovem, o trabalho, a educação, a política, as culturas, dentre outras.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
A pesquisa foi realizada com uma turma de 1°ano do ensino médio, do período noturno, em que em sua maioria são de alunos trabalhadores e de famílias assalariadas com poucas perspectivas de um futuro promissor, mas que demonstraram em suas respostas, sonhos com um futuro profissional, demonstrando interesse em serem bem sucedidos com uma carreira e uma família estruturada.
Com relação a questão: “Quais são os seus valores atuais?” A maioria dos alunos responderam apenas sobre seus estudos e das coisas que fazem e produzem diariamente em seu cotidiano , que estão se sentindo bem e que sabem que a escola é o principal caminho para uma futura profissão.
Sobre a questão: “Quais seus planos para o futuro?” Eles fizeram menção a prosseguir os estudos, valorizando-o e colocando-o em primeiro lugar, com intenção em conseguir uma boa profissão.
“Como você se imaginam daqui a 10 anos”: Eles se imaginam como bons profissionais e realizados, e terem famílias bem constituídas.
REFLEXÃO E AÇÃO 3
O que podemos identificar de mudanças nos conteúdos ensinados nos últimos anos é que os conteúdos de hoje estão presentes na realidade do aluno, não são mais aqueles conteúdos que não tinham nada a ver com a vida deles, como encontrávamos nos livros didáticos de anos anteriores. Estudavam-se assuntos e temas distante daquilo que fazia parte de seu cotidiano, e por esta razão não tinham interesse e não sabiam o porquê aquilo lhes era ensinado.
Hoje, notamos que os livros contemplam assuntos, temáticas, fotos, gêneros, atividades, gráficos, textos, etc., que representam algo para suas vidas ou senão, pelo menos pra vida dos que estão ao seu redor, no seu meio social.
REFLEXÃO E AÇÃO 4
A proposta de trabalho teve como foco a análise de hábitos alimentares de adolescentes e familiares auxiliando os participantes no entendimento da pesquisa do cardápio alimentar para conhecer os nutrientes presentes em sua dieta, informando-os sobre os benefícios de uma dieta equilibrada e balanceada, a qual é fundamental para o bom desenvolvimento físico, psicológico e social da criança, do adolescente, enfim, do ser humano.
As atividades propostas levam o adolescente a conhecer e compreender a importância de ter uma dieta alimentar equilibrada para que tenha uma vida saudável, longe de doenças como obesidade, diabetes, distúrbios alimentares e outros problemas relacionados com uma má alimentação, assim a realização do cardápio de refeições e a construção da pirâmide alimentar, são ferramentas que permitirão conhecer sua realidade.
Conclui-se que o conjunto de ações, como o incentivo a uma merenda escolar, a partir de um cardápio que contemple os grupos nutricionais e alimentos de qualidade, a realização do trabalho investigativo e a oferta de receitas nutritivas, foram estratégias provocativas para o estudante e sua família desenvolver opções alimentares mais saudáveis a médio e longo prazo. Para tanto, é preciso que o projeto seja implantado de forma interdisciplinar, promovendo parcerias entre os diversos atores que compõem a comunidade escolar.