COLÉGIO ESTADUAL GUSTAVO DOBRANDINO DA SILVA
Ademir de lima
Angela da silva Moreira
Armando José de Azevedo
Eliane de Fatima Talarico
Karin Cristiane Schossler
Marco Aurelio Trevisan Santini
Roberto José dos Santos
Questão 1
No âmbito escolar, nota-se que o aluno é pouco ouvido tanto no que diz respeito a organização da escola como quanto aos seus valores, realidade e perspectivas diante do processo de ensino e aprendizagem. Como resultado disso, comumente exercemos nosso trabalho, mediamos os conhecimentos científicos alcançados em nível superior sem que haja um vinculo com sua realidade e/ou perspectivas (justamente porque não as conhecemos).
Paralelamente, nota-se um descomprometimento dos pais e dos educandos em relação a vida escolar e todas as suas nuances. Logo, existe de fato um descompasso entre atuação docente, perspectivas dos alunos e a educação que realmente deve ser efetivada. Há uma necessidade urgente de serem redirecionados os diálogos entre todos esses sujeitos da escola.
Existe ainda uma preocupação exacerbada para que sejam cumpridas metas e índices, como por exemplo, IDEB, SAEP, entre outros mecanismos de avaliação externa que dificultam nosso trabalho e ao mesmo nos impõem amarras, mudando o foco do nosso trabalho, limitando também nossa possibilidade de lhes reconhecer e atender suas necessidades.
O fato que se destaca é que professor e aluno devem atuar conjuntamente para a construção de um novo processo educacional que deixe de lado a determinação dos “culpados” pelo insucesso escolar ou pelos maus resultados para ser delineada uma nova forma de ensinar e aprender. Questiona-se que tipo de ser humano que estamos formando? Para que realmente serve a educação? Como o professor deve atuar em meio a tantas tecnologias? Qual é a real importância de se conhecer o aluno enquanto indivíduo pertencente a uma comunidade específica?
Questão2
A internet e o celular estão presentes comumente no cotidiano do jovem que tem acesso a um grande número de informações e, contudo, nem sempre sabem como utilizar seus recursos de forma adequada em prol da construção qualitativa do conhecimento.
Dessa forma, cabe ao professor analisar sua realidade, características, valores, cultura, diversidade, os recursos tecnológicos que tem acesso, a forma como os utilizam bem como o meio social em que estão inseridos para que possa redirecionar seu trabalho, tornando-o mais motivador e atraente.
Contudo, com o pouco tempo disponível preparar suas aulas e, considerando os recursos disponíveis na escola pública, nota-se a existência de uma distância considerável entre a ideologia e prática efetivada.
Mesmo diante de todas as dificuldades é notório o fato de que o professor deve trabalhar em prol da emancipação humana, difusão da cultura e dos valores, se utilizando de novas metodologias de ensino capazes de lhe permitir viver em sociedade e, sobretudo, exercer sua cidadania. Em meio a isto, emergem as discussões em torno dos diálogos promovidos na internet, como e, se realmente podem contribuir para sua formação, moral, educativa e/ou profissional do educando.
A interação na internet facilita o processo comunicativo aproximando as pessoas em qualquer lugar do mundo até mesmo os jovens que localizam-se na mesma comunidade. Entretanto,destaca-se o fato de que a comunicação presencial se difere, podendo inibindo inclusive sua livre expressão etc. Acreditamos que é possível efetivar uma reflexão sobre esta temática, identificando as concepções dos alunos sobre tais diálogos.
Questão III
Podemos contribuir através de diálogo, percebendo a realidade dos alunos. Através disso, montarmos estratégias para ser aplicado nas diversas disciplinas.
Propor um seminário com os alunos a respeito de perspectiva de vida e profissões. Buscando vislumbrar um possível encaminhamento para a escolha de sua profissão, considerando a sua predisposição. Cada grupo deve relatar suas experiências profissionais colocando as dificuldades que encontra no cotidiano da mesma. Pesquisar uma área de atuação onde exista interferência de uma formação e qualificação e como isso pode melhorar esta relação, explorá-la e apresentar aos demais colegas. Focado aos alunos do Ensino Médio.
Questão IV
Promover uma discussão no início de cada semestre, coletivamente com o ensino médio, onde cada professor apresenta o plano de trabalho da sua disciplina. Neste momento provoca a visualização e a compreensão da importância de cada conteúdo, já associando às possibilidades de aplicação dos mesmos a sua propensa profissão. Buscando ouvir a opinião dos alunos bem como sua perspectiva de aplicabilidade do currículo.