Caderno II

São Miguel do Iguaçu
NRE: Foz do Iguaçu
Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo

Conforme podemos analisar na leitura compreendemos que “uma das mais importantes tarefas das instituições educativas, hoje, está em contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais e constituir os seus próprios acervos de valores e conhecimentos não mais impostos como heranças familiares ou institucionais” (PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, p. 19).            

       
Há anos atrás, quando estudávamos, os professores não davam as chamadas aulas show e não usavam metodologias diversificadas como hoje, estudávamos porque tínhamos objetivos, mesmo vindos de famílias as quais não possuem estudo, nossos pais nos incentivaram a frequentar a universidade. Hoje, época em que está mais fácil freqüentar uma faculdade, observamos que muitos alunos, mesmo terminando o EM não decidiram o que cursar ou não pretendem dar continuidade aos estudos.

Levando em consideração a realidade dos nossos alunos indígenas e seus contextos sociais, identificamos que o trabalho pedagógico no Ensino Médio nos desafia a desenvolver atividades referentes à auto-estima de nossos estudantes. Precisamos trabalhar muito sobre a importância deles em expor suas opiniões e fazer a diferença. Há a necessidade de motivá-los a falar mais, com atividades que envolvam a oralidade, produção de atividades coletivas. O nosso papel enquanto professor é de orientar os alunos para que no futuro possam fazer as escolhas certas. Na oralidade já obtivemos avanços significativos, porém, alguns alunos ainda não estão sentindo-se a vontade para demonstrar suas habilidades, pois, são bloqueados pelo não acompanhamento dos demais.

As tarefas coletivas estão em andamento e já surtiram efeito. Antes utilizar um dicionário em dupla era difícil e quase impossível, agora, já conseguem interagir e realizar as atividades socializando com os demais colegas.

Aqui na comunidade a escola é referência para as crianças, muitos de nossos alunos não têm uma estrutura familiar sólida e que reconheça a real importância dos estudos, sendo assim, o incentivo no que se refere à educação escolar é repassado na maioria das vezes somente pela escola. Sabemos que há pela frente muitos desafios, mas, motivados pelos bons resultados, novas conquistas virão. Professores e Equipe Pedagógica trabalham sincronizados avaliando metodologias, conteúdos e formas avaliativas para melhor preparar os nossos jovens, visando sempre unir o científico e a educação escolar indígena.