Caderno II

Colégio Estadual José Bonifácio – Campo Bonito, Pr. SEED – Núcleo Regional de Educação – Cascavel.
Professor: Adão Geovane de Campos.
Caderno II

O processo educacional brasileiro possui como elemento central a figura do jovem, em se tratando especificamente do Ensino Médio. Onde, a educação deverá possuir como finalidade a “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”, e também “o reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas  a eles subjacentes”; como direcionam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2012), e o Conselho Nacional de Educação (CNE, 2011).
Contudo a proposta sobre a finalidade da educação para jovens se depara com uma realidade dinâmica da contemporaneidade. Onde o processo de educação perpassa por questões como: o jovem trabalhador onde em algumas condições poderá comprometer a formação ampla da pessoa humana; a indisciplina que geralmente é resultado de fatores biológicos ou psico-sociais (dentre eles a ausência familiar), comprometendo assim a sua conduta na escola. O problema do desenvolvimento da autonomia intelectual, que deveria prover as condições para o educando conseguir buscar o conhecimento e articula-lo com as necessidades reais, necessidades como a estruturação adequação dos ambientes escolares, e a interação com as tecnologias como complemento para sua formação e a possibilidade de constante qualificação dos profissionais da educação. E ainda a formação crítica, que para sua efetivação, é necessário uma gama de conhecimentos prévios principalmente de conteúdos considerados “distantes” dos anseios juvenis, ou seja, conhecimento científico sistemático. Possuindo elementos como estes será possível compreender o limite de sua ação dentre as principais questões que permeiam toda a sociedade, como a construção de sua identidade, as diversidades culturais e as dinâmica da formas de produção da existência humana e cultural da sociedade.