REFLEXÃO página 26
O Ensino médio em sua organização configura-se atualmente em uma naturalização das diferenças de classes nos aspectos econômico, cultural e social.
O acesso, a permanência e a apropriação do conhecimento dos alunos das camadas populares estiverem sempre à mercê das políticas públicas de investimento em educação, nesse aspecto, a tentativa de universalização do ensino em todos os níveis e modalidades surgiram sempre para atender as demandas da sociedade.
Em relação ao ensino médio, segundo a teoria do capital humano e de acordo com a organização da escola dualista que divide a organização do ensino e a preparação para o mundo do trabalho em manual e intelectual, a oferta esteve atrelada as exigências do sistema capitalista, para o mercado de trabalho.
A organização curricular, ao adotar o modelo privado de performance individual por competências, fez prevalecer os interesses de produção do modelo impresarial em detrimento de uma formação humana integral, que consiste em uma educação para além do mercado de trabalho.
Estudiosos da educação e os movimentos sociais de apoio a educação, teceram críticas exigindo a superação dessa forma de organização.
Com as reformas educacionais da Constituição de 1998 e da LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394\96, o ensino médio passou a ter uma função e formação mais abrangente e formativa, ou seja passou a fazer parte da educação básica que abrange desde a educação infantil, ensino fundamental I e II, até o ensino médio.
A proposta atual é a oferta de um currículo integrado no ensino médio em suas diferentes modalidades, oferecendo uma formação humana integral, cujo objetivo é integrar a cultura, a compreensão social da evolução técnico-científica, atrelando o conhecimento a prática.
Dentre as modalidades da oferta do Ensino Médio Regular, conforme a tabela nos aponta, os alunos matriculados estão na faixa etária regular para cursar, geralmente são alunos que pretendem cursar uma universidade.
A pesar dos índices indicarem uma maior área de concentração de alunos, houve uma queda do número de alunos matriculados nessa modalidade de ensino.
É interessante destacar segundo o Censo escolar de 2012, que a maioria dos alunos que frequentam o ensino médio no Brasil, estão nas escolas públicas.
Na modalidade do Ensino Médio Normal/ Magistério, houve uma certa queda na procura pela área de formação de professores, infelizmente a falta de perspectivas e de interesse em seguir a carreira no Magistério, tem diminuído a procura dos alunos(as), que geralmente são do sexo feminino.
A modalidade de EJA Educação de Jovens e Adultos, destinada aos alunos que estão fora da faixa etária, tem sido uma alternativa para os alunos concluírem o ensino médio.
A procura pelo ensino médio ofertado em período integral, geralmente são de alunos que procuram escolas agrícolas e cursos que oferecem formação técnica.
2. REFLEXÃO E AÇÃO página. 31
De acordo com as discussões do grupo de estudo e com o PPP, os alunos do ensino médio e profissionalizante, tem cerca de 15 a 21 anos aproximadamente.
No que trata do aspecto sócio econômico dos pais e dos alunos matriculados no, ensino médio e que encontram-¬se trabalhando, boa parte está na informalidade e mantêm suas famílias com uma renda mensal que vai de um a três salários mínimos.
O Colégio Estadual Santos Dumont vem buscando aproximações, junto a parceiros potenciais, atuantes na região, a fim de melhorar as condições para o aprendizado, estando alguns alunos vinculadas a programas que fornecem bolsas de auxílio familiar e que monitoram o rendimento e frequência dos alunos, às aulas.
A partir de levantamentos realizados e de conversas informais, pode-se afirmar que os alunos do período noturno, em sua grande maioria, são trabalhadores com uma trajetória de exclusão escolar ligada principalmente, a uma precoce inserção no mundo do trabalho, obviamente por questões de sobrevivência.
A maioria desses alunos afirma ter voltado a estudar buscando melhores condições de trabalho e de vida, visto o alto índice de desemprego e a necessidade de qualificação profissional. Afirmam também que é pela via da educação escolar que terão uma vida melhor. Eles buscam sucesso profissional e realização pessoal, embora manifestem muita insegurança e incerteza com o futuro, em decorrência de alto índice de desemprego nesta sociedade competitiva e excludente.
Ao analisarmos os dados do SAEP Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Paraná, que traz os índices de rendimento escolar, evasão, abandono, repetência, com base nos dados do Censo escolar, em relação ao nosso colégio, houve uma queda significativa da procura dos alunos para o ensino médio e profissionalizante. Mediante essa constatação, a equipe gestora está fazendo um levantamento da necessidade e procura de cursos junto a comunidade onde a escola está inserida. Para que dentro das possibilidades, o colégio junto a SEED, possa ofertar cursos profissionalizantes que atendam a demanda.