Caderno I - Reflexão e ação

Colégio Estadual Barão do Rio Branco Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional Foz do Iguaçu- Paraná

De acordo com a reconstrução histórica reafirmamos que o Ensino Médio segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36), dever do Estado na sua oferta pública e gratuita, numa perspectiva de acesso para todos aqueles que o desejarem, é um direito social de cada pessoa.

Segundo LDB Art.22, Lei nº 9.394/96 o ensino médio “tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no mundo do trabalho e em estudos posteriores”.
Concluímos que a Educação Básica é um direito social de cada pessoa, com objetivo de formar o estudante de forma integral, e para isso enfrentamos grandes desafios ao longo dessa formação como repensar em formas de garantir a permanência e sucesso do aluno na escola, em garantir práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade através de um currículo atual.
Elencamos alguns desafios enfrentados pelo ensino médio:
• Acesso - Historicamente o ensino médio era para elite, poucos tinham acesso;
• Universalização - Década de 60 universalização;
• Falta de qualidade - depois da universalização acesso a todos, agora o problema é a falta de qualidade devido à popularização e a aceleração, o currículo contínuo o mesmo;
• Atualmente o grande problema esta na pulverização das disciplinas;
• A falta de interesse dos jovens pelo ensino médio;
• O alto índice de evasão dos alunos;
• A permanência na escola devido às condições financeira, pois precisa entrar no mercado de trabalho;
• Falta de motivação;
• Desemprego;
• Falta de tempo,
• Cansaço, família;
• Professores não licenciados - professores sem formação pedagógica que atuam somente em sala de aula apenas com conhecimento cientifico, o que muitas vezes conduzem aulas mecânicas e desmotivantes;
• Currículo não uniforme no nível de Brasil - o currículo ativo da escola está estanque das avaliações ofertadas pelo governo exemplo ENEM, Olimpíadas de diversas disciplinas, entre outras;
• Currículo ultrapassado - revisão do currículo, com ênfase nas práticas pedagógicas mais significativas e efetivas. Conteúdo curricular díspare as avaliações externas;
• Rompimento de uma etapa de ensino para outra, ocasionando no aluno um choque de realidade, os alunos se sentem desorientados, o que muitas vezes pode ocasionar o abandono;
• Falta de estrutura das escolas – ambiente escolar desconfortável, pois falta ar condicionado e quando existe nem sempre funcionam pois a rede não suporta devido às instalações elétricas precárias, salas muitas vezes alagadas, goteiras, sala de informática que nem sempre funciona,  internet baixa conexão interrompida, equipamentos ultrapassados, pouca memória, bibliotecas antigas, onde não tem nem computadores para que os alunos possam elaborar seus trabalhos; poucos equipamentos para uso em sala como projetores, onde o correto seria já estar instalado um em cada sala; as televisões pendrive muitas vezes não funcionam etc.
• Falta de laboratórios;
• Carga horária das disciplinas - redução do número de aulas de algumas disciplinas como consequência o professor pode não atingir seus objetivos por não conseguir vencer todos os conteúdos que continuam os mesmo, se antes com o número maior de aulas já existia dificuldades, agora elas se ampliam.
Conforme os dados levantados do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, situado na região central de Foz do Iguaçu, recebe alunos originários de todas as regiões do município, que possuem formações culturais, sociais, econômicas e religiosas diferentes, portanto, é esta diversidade de culturas e de pensamentos, que proporciona um vasto campo de trabalhos multiculturais.
Esses alunos pertencentes à esfera social menos privilegiada, historicamente excluídos dos bens culturais, sociais e econômicos constituintes da sociedade, acabam não participando e não sentindo-se pertencentes do processo cultural local. Existindo uma “omissão”, por parte deles, da participação dos canais culturais existentes, demonstrando uma não necessidade desta inclusão para a sua formação. Porém essa manifestação não é uma ação por escolha, mas pela falta de uma prática de participação.
O próprio município não dispõe de aspectos culturais elaborados, como teatros, festivais, exposições e outros, sendo que os existentes, como os pontos turísticos, feira do livro, as universidades e movimentos culturais, nem sempre são vistos como oportunidades para o desenvolvimento integral do ser humano.
Essas características remetem a certa dependência do estudante do ensino médio, exigindo que a escola promova a inquietação destes, aos meios culturais existentes.
A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas, tornando à universalização do ensino médio comum a todos, garantindo que todos tenha oportunidade de ensino, em idade escolar ou não No desenvolvimento das atividades pedagógicas do Ensino Médio, o trabalho não deve ser conceituado no sentido da empregabilidade, mas na perspectiva ontológica de produção da existência humana a partir da transformação da natureza pela ação humana. Desta forma o trabalho é uma atividade inerente ao ser humano. É nessa perspectiva que o trabalho como principio educativo deve desenvolver a capacidade de ter consciência de suas necessidades e projetar meios de satisfazê-las. Faz-se necessário a compreensão do real, ou seja, o aluno precisa dominar os saberes para garantir a produção da sua existência no contexto econômico e social.
A ciência necessita ser percebida como o resultado de um processo histórico de produção de conhecimentos que possibilita a transformação da natureza e da sociedade, em prol do ser humano.
A tecnologia percebida como resultado da aplicabilidade do conhecimento científico em beneficio da produção para satisfazer as necessidades humanas, deve promover a ampliação do conhecimento social e dos níveis de produção.
O propósito da educação integral deve ser a elevação do nível geral de conhecimentos dos indivíduos e o desenvolvimento de suas potencialidades nos mais diferentes aspectos, possibilitando a realização de atividades laborais bem como a continuidade de estudos em níveis mais avançados da educação formal.
Assim, a formação do Ensino Médio deve contemplar a formação científica, tecnológica, política, humanística, estética, entre outros aspectos.
A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas e chegar à universalização do ensino médio tornando comum a todos, garantindo que todos tenha oportunidade de ensino, em idade escolar ou não.  Para que a universalização se efetive é preciso que haja um maior investimento financeiro na educação. Que às políticas públicas voltadas para educação sejam mais efetivas, utilizado de forma planejada evitando assim o desperdício.
Precisamos ir além do conteúdo para atingirmos essa universalização do ensino médio, temos que proporcionar uma escola que seja prazerosa com uma estrutura física adequada, com equipamentos atualizados, laboratórios que possam ser utilizados para inovar ás práticas pedagógicas, professores licenciados que tenham além do conhecimento cientifico também uma formação pedagógica. A permanência na escola também depende que a escola seja um ambiente além de receptivo um local que acompanhe as inovações da sociedade.
A escola pública necessita mudanças urgentes em suas estruturas físicas, redução do número de alunos por sala, modernização, valorização dos professores e funcionários da escola, formações continuadas, mas efetivas etc.