CADERNO I - PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - C. E. HASDRUBAL BELLEGARD

COLÉGIO ESTADUAL HASDRUBAL BELLEGARD

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ETAPA 1         CADERNO 1
COMPONENTES DO GRUPO:
ANGELA MARIA VIEIRA
ANTONIO CARLOS BORGES JUNIOR
INGRID ALBINE SZALIK
ROBERTA DA SILVA CASSANHO

REFLEXÃO E AÇÃO/ RESPOSTAS
* Falta de objetivo dos alunos com relação ao futuro.
* Dificuldade em conciliar trabalho e escola.
* Banalização com o conhecimento.
       * Desmotivação tanto do professor como do aluno.
          O Ensino Médio era elitizado, pois era para poucos e hoje em dia o ensino dessa modalidade se banalizou, onde o acesso foi garantido a todos, mas os educandos não têm mostrado interesse nos conhecimentos propostos.
           O  professor  também se encontra desmotivado, pois não vê seu trabalho valorizado, enquanto profissional, com relação aos conteúdos a serem trabalhados, muitas vezes se encontra perdido na seleção do que é prioritário para suprir  o interesse dos alunos, essa clientela sofre diversas  influências do meio social em que vivem, como exemplos temos as drogas, violência, gravidez na adolescência, problemas familiares  e  o acesso à tecnologia de maneira precoce sem vínculo com a aprendizagem, apenas como lazer e diversão.

2-        Os alunos do Ensino Médio são oriundos de classe baixa, muitos desses em estão com faixa etária em defasagem, tendo baixa frequência nas aulas e possuem necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, tendo muitas vezes que mudar o turno em que estuda para se adequar a essa realidade. Há muitas famílias desestruturadas e não presentes no ambiente escolar dos alunos.
Falta de tecnologias eficientes de acesso tanto do professor como do aluno.
3-      O currículo deve ser único adaptado às necessidades de nossos alunos, visando o mercado de trabalho e o conhecimento para a vida, com a possibilidade de ampliação dos estudos, tornando o Ensino Médio democrático.
4- * Fortalecimento do Ensino Fundamental.
      *Currículo unificado para todas as Escolas /Estados.
     *Políticas Públicas que visem o ingresso dos alunos do Ensino Médio no mercado de trabalho.
     * Estágio obrigatório