Se pensarmos a educação relacionando-a ao ensino, em termos históricos, podemos observar um avanço muito relevante deste processo que data mais de 150 anos de história, desde a era imperial até a atual república. O que podemos perceber é que sempre se buscou, bem como, se busca uma educação de qualidade para os cidadãos, independente da região em que o mesmo esteja inserido dentro do território nacional.
Com relação ao atual Ensino Médio, especificamente podemos perceber enquanto educadores que a teoria é simples e até mesmo fácil de ser executada, mas a prática, se torna um tanto quanto dificultosa, uma vez que, encontramos em nossos jovens uma certa desmotivação com relação ao estudo e a formação; não generalizando, pois uma certa porcentagem de estudantes dedicados e compromissados fazem com que ainda tenhamos vontade de continuar o ato de lecionar. Alunos descomprometidos com a escola e suas reais funções são frutos de uma geração que não consegue valorizar realmente o professor e a escola como deveriam.
Os desafios do ato de ensinar são uma realidade não só nos grandes centros, mas que também estão atingindo as pequenas cidades, como é, por exemplo, o caso em particular da escola onde sou professora, pois esta está inserida em uma pequena cidade do interior, nesta cidade não existe escola particular, e somente uma escola oferece ensino médio, o que faz com que praticamente todos os jovens (e também adultos) estejam inseridos em um mesmo patamar de estudo, independente da classe social a que se encontram, bem como, de serem ou não trabalhadores. As maiores dificuldades enfrentadas nesse caso, são com relação à falta de interesse, a desmotivação, a falta de perspectivas futuras de alguns alunos, e desestruturação familiar de alguns indivíduos, que também pode ser levada em consideração no que diz respeitos ao convívio individual e no grupo, e ainda o uso em demasia de certas técnologias que muitas vezes acabam por atrapalhar, pelo uso excessivo, o bom andamento das aulas.
Nessa perspectiva, podemos ainda ressaltar a importância deste Pacto Nacional pelo Ensino Médio, que objetiva, conhecer cada grupo de estudo de cada escola, de cada cidade/estado inseridos no território nacional, para que unidos em uma corrente, possamos colaborar para e elaboração de politicas educacionais e politicas públicas, que venham a contribuir positivamente com a educação dos cidadãos brasileiros, a fim de melhorar sua relação com o mundo em que estão inseridos.