CADERNO I ETAPA II

Colégio Estadual do Campo Coelho Neto
Orientadora de estudos: Dione Elenice Mohler Martelo
AYALA REJANE GUERREIRO THEISEN
ELIS REGINA CAPELIN DORNELES
JACINTO VAGNER RUPP
LEONI BARBOSA DA SILVA SCHOMMER
LUCIANA GARLINI
MARCELO THEISEN
MARIA DEL CASTANHEL PERON HUBNER
ROSEMERI APARECIDA DA SILVA SANTOS

Etapa II caderno I
REFLEXÃO E AÇÃO   1
Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 1- A diversidade e a pluralidade cons-tituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.
A partir de 2010 o PPP tomou nova forma, muitas questões forma reestruturadas, mas num primeiro momento para atender as exigências legais para o funcionamento da instituição escolar. Com os documentos elaborados nas discussões da CONAE e também atendendo requisitos estabelecidos pela LDB muitas foram as mudanças na reescrita do documento. O que havia antes praticamente deixou de existir e um novo documento foi elaborado. Na prática também aconteceram mudanças, mas estas são lentas, talvez porque a democracia é lenta.  A CONAE deliberou que a escola deve lutar para diminuir e até mesmo erradicar do espaço escolar qualquer tipo de discriminação, lutar por justiça social, igualdade de direitos e democracia. Mas como conseguir atingir tais objetivos dentro de um sistema que é determinado pelo capitalismo? Estamos no embate de defender o quê? Se o grande embate da nossa sociedade é a luta de classes. E dentro desse sistema duas classes sempre serão opositoras; a burguesia e o proletariado. A Finlândia possui uma, senão a melhor educação do mundo, mas mesmo sendo um país capitalista, neste o IDH encontra-se entre os dez melhores do Planeta, não existe escola privada, num mesmo espaço estudam o filho da burguesia e do proletariado. A pluralidade e a diversidade não são o eixo principal de mudanças dentro desse contexto, porque dentro do sistema  capitalista o “status”, fala mais alto que qualquer diferença de cor, gênero, cultura, ideias. O que é gritante é a condição social do indivíduo. Então a reorganização da nova Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio deve partir deste contexto, como conseguir segurar o jovem no Ensino Médio se ele está preocupado em trabalhar para poder ter acesso aos bens materiais que  parecem tão indispensáveis nesta idade. Um celular de última geração? Um tênis da Nike? Dinheiro para ir à balada no final de semana? Como reescrever um o trabalho pedagógico que irá solucionar o abandono escolar? A falta de perspectivas da grande maioria de nossos jovens?
Mudar a estrutura do PPP é fácil, mudar a realidade do dia a dia no contexto escolar é difícil e demanda de muito estudo, debate e vontade política de todas as esferas públicas.

REFLEXÃO E AÇÃO 2
Nesta reflexão, realize as seguintes ati¬vidades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática. 3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores. 4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes.
1- Muitas vezes dentro do contexto escolar professores e alunos veem-se com adversários, quando deve acontecer o contrários, serem parceiros. Para o professor o aluno(a) ideal é aquele que aprende rapidamente, “o gênio”, que está cada vez mais difícil de encontrar na atualidade. Também gostamos daquele que se dedica, faz todas as tarefas, sabe comportar-se. Mas e aquele aluno que não quer nada com nada? Como mudar seu modo de ser? Com despertar nele o gosto pelo saber? Pela aprendizagem? Voltando ao aluno; qual é o professor ideal? Como o professor deve fazer para ensinar bem? Qual a postura ideal para uma sala de aula? E mais quais fundamentos devem ser buscados para elaboração do PPP dentro deste contexto de dualidade professor x aluno? Quem sabe responde.

2-  O Empoderamento  é um  processo pelo qual as pessoas, as organizações, as comunidades, a escola, tomam controle de seus próprios assuntos, de sua própria vida, tomam consciência da sua habilidade e competência para produzir, criar e gerir seus destinos. É a  capacidade de decidir sobre a própria vida.  Um dos objetivos de estratégias de empoderamento de pessoas e comunidades  consiste também na capacidade de decidir sobre a vida da comunidade(escola)  do coletivo, na intervenção em fatos que direcionam, impedem, obrigam, circunscrevem ou impedem de obter determinado resultado.
Referindo-se  à escola especificadamente,   um  processo de empoderamento eficiente envolve tanto componentes individuais como coletivos. Só assim é possível desenvolver as capacidades necessárias para que se obtenham reais transformações.  Segundo Rosangela Dias, o processo de “empoderamento” eficaz precisa contemplar, pelo menos, quatro níveis:
Cognitivo – a conscientização sobre a realidade e os processos;
Psicológico – ligado ao desenvolvimento de sentimentos de autoestima e autoconfiança, requisitos para a tomada de decisões;
Econômico – que relaciona a importância da execução de atividades que possam gerar renda que assegure certo grau de independência econômica;
Político – que envolve a habilidade para analisar e mobilizar o meio social para nele produzir mudanças.
Para isso, é necessário que a escola enquanto   instituição construa uma autoimagem positiva, desenvolva capacidades para que seus educandos consigam pensar criticamente e agir assertivamente, construam espaços e grupos colaborativos, promovam a tomada de decisões de forma horizontal e democrática e implementem ações em conjunto.
O centro deste processo são as instâncias colegiadas que fazem parte do contexto escolar. Uma escola que trabalha para atingir objetivos comuns adquire força e consciência de sua capacidade e poder coletivo para enfrentar e resolver problemas.
Mas não podemos esquece que empoderar-se para assumir com autonomia o papel que temos a desempenhar, deve ser realizado de  acordo com a legislação e hierarquia  existente dentro deste espaço.  Exercer o poder de promover a participação e o “empoderamento” de outros, pode representar um dos maiores desafios dos gestores escolares.

3- Dentro da dualidade e empoderamento no contexto do Ensino Médio vemos que tanto professores como alunos precisam estudar, ler, conhecer o que significa “aproximação” entre ambos. E como construir um ambiente ideal para que a dualidade professor x aluno como adversários deixe de existir e a parceria e o empoderamento aconteçam de fato atingindo o objetivo principal da educação – o conhecimento científico utilizado no dia-a-dia. O que são moléculas? Como elas estão presentes na minha vida? Para que preciso saber disso?  Pra que saber o nome do maior aquífero de água doce do Planeta? Qual a importância disso? Saber o nome, onde se localiza? ...

4- Qual a importância da formação continuada dentro deste contexto? (resposta coletiva)
As DCNEM não excluem as disciplinas, observadas na composição das quatro áreas do conhecimen¬to: Linguagem (Língua Portuguesa, Língua Materna para populações indígenas, Língua Estrangeira Moder¬na, Arte e Educação Física); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
A primeira unidade aborda a formação humana integral: a articulação entre o direito à aprendizagem na perspectiva da Organização do Trabalho Pedagógico. Essa organização deve acontecer de forma democrática, envolvendo a participação da comunidade escolar, como é o caso da formulação do Projeto Político-Pedagógico do currículo escolar. A organização também deve reconhecer e respeitar à diversidade econômica, social e cultural dos estudantes para garantir o acesso à educação, o direto à aprendizagem e a formação humana integral.  O esquema abaixo representa o redesenho curricular que deve estar em harmonia com a DCNEM.

Responder as três questões, depois produzir um texto para colocar no GER junto com as outras atividades.
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
Sabemos que a escola é um espaço de conhecimento científico, de troca de saberes com seres humanos diversificados. Quando pensamos nos problemas a serem resolvidos imediatamente, já nos causa um desconforto por realmente não saber por onde começar. A escola precisa urgentemente de uma reestruturação, mas muito além do ensinar cientificamente nos esbarramos com várias situações, há turmas, em sua maioria, que nem se quer chegamos a transpor conhecimento por não haver condições de fazê-lo. Os problemas sociais, a falta de interesse dos alunos, a dificuldade das famílias em realizar o seu papel como lhe cabem, a vivência de uma sociedade imediatista que não sabe mais se disciplinar afeta todos os setores da escola, porque estudar requer disciplina e esforço. Em relação à estruturação física de qualidade, precisamos urgentemente de manutenção de laboratórios de informática, química, física, sala de vídeos, e a contratação de profissionais qualificados, concursados para essa função, além de ambientes adequados para o cumprimento da hora atividade. No que se refere ao corpo docente seria necessário o adicional a dedicação exclusiva ao Estado e realização da formação continuada no período de trabalho, pois aos sábados tem sido um desgaste cognitivo. Outro problema foi à imposição da grade curricular, pois são poucas aulas para desenvolver os inúmeros de conteúdos, é necessário uma reorganização da gestão democrática e demanda de profissionais substitutos para ausência de professores doentes.
b) O que já foi feito para resolvê-los?
- Em relação aos problemas sociais não cabe à escola e sim ao governo na criação de políticas públicas e educacionais que trariam um novo reflexo da escola.
- Em relação aos problemas familiares a escola tem buscado a partir da coordenação pedagógica e gestão o chamamento das famílias para diálogo na busca por uma melhora no acompanhamento escolar dos alunos, não havendo retorno, após várias tentativas de diálogo tanto com alunos (desinteresse) tanto com as famílias é feito o chamamento do Conselho Tutelar para o cumprimento das leis cabíveis nessas situações e por vezes os problemas continuam sem soluções sendo encaminhado neste caso para a promotoria pública.
- Em relação aos espaços físicos é encaminhado ao Núcleo Regional de Educação projetos de acordo com a  necessidade da escola na melhoria e manutenção da estrutura física, mas o processo é extremamente lento e por vezes enganoso e contraditório para não haver perda de turmas e/ou de ganhos adquiridos anteriormente.
- Em relação aos professores, temos tido como formação continuada o Pacto para o Ensino Médio, além disso, a luta dos docentes tem sido feita através de greves para mantermos os direitos já adquiridos, pois não há diálogo em relação ao governo e sim uma imposição na maioria das vezes.
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como con-tribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
O primeiro passo deveria ser dado pelo Estado, tendo a educação como prioridade e assim os restantes sumiriam a sua responsabilidade no processo educativo.

2- Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A se¬guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
PROBLEMAS IMPACTO NEGATIVO AÇÕES
Desmotivação professor/aluno Falta de interesse pelos estudos. Reuniões/Formação/Palestras/vídeos/Reescrita dos PTDs
Professores sem formação acadêmica na área que atuam. Aulas mal preparadas. Políticas públicas da educação, deveriam exigir no contrato professores com licenciatura na área que atuam.
Relação professor/aluno Desistência de alunos/Abandono escolar Formação continuada, .......
Manter o interesse do aluno nos conteúdos Não há aprendizagem .........
Falta de material pedagógico Desinteresse do professor e aluno Exigir da mantenedora,  materiais pedagógicos necessários para o Ensino Médio.
Uso das novas tecnologias Existe o laboratório de informática, mas não tem como usá-lo, devido aos equipamentos não funcionarem. Ter um profissional habilitado para trabalhar no laboratório.
 
 
 

 

 

3- I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa.
1-Quais foram os problemas levantados?
R: A dificuldade maior segundo o embate, está na “percepção” do aluno em ver a aprendizagem escolar como algo que faz diferença em sua vida. Para que serve? Aonde vai me levar? E em outras situações a foram de abordagem dos conteúdos por parte dos educadores.

2-Quais os encaminhamentos propostos?
Mudar encaminhamentos e fazer com que os educandos façam pesquisas e compreendam a importância do conhecimento científico ou aprendizagem escolar.

3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
Queixa é jogar palavras ao vento, falar da vida pessoal do aluno ou do relacionamento pessoal entre professor x aluno. Problema é a não aprendizagem da forma com deveria ser.

4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
Dificuldades de aprendizagem.
Falta de interesse e hábito de estudar
Não elaboração (por parte dos educandos), de tarefas propostas
Falta de flexibilidade de alguns professores

5-Quais foram as sugestões propostas?
Empenho de alunos assumindo responsabilidades e compromissos e ainda mais interação e comprometimento por parte dos educadores inovando aulas, compartilhando conhecimento e elaborando aulas conjuntos entre as disciplinas.

6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
Abertura para todos exporem e compartilharem suas dificuldades, facilidades e ansiedades.

7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
Participação de alunos e comunidade escolar. Mas para isso faz-se necessário uma preparação, estudos antecipados, saber qual a função do Conselho de Classe e o porque é realizado. Se todos os envolvidos não estiverem conscientes do seu papel dentro do contexto vira uma sala de fuxicos e os resultados serão negativos. Porém se as pessoas (participantes) forem esclarecidas muito terão a contribuir e melhorar a prática deste.