Caderno I Etapa II

O Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo fica na Zona Rural de Palotina, e o que debatemos no caderno I com os colegas foi o seguinte:

Para que ocorra a pluralidade e a diversidade na organização do trabalho pedagógico, o primeiro desafio é reconhecer a diversidade cultural, diagnosticar este universo complexo da sociedade em que estamos inseridos. Pois nesse interior surgem diferenças relevantes que marcam fronteiras entre os grupos sociais, dos quais surgem os movimentos responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e construções de conhecimento, sua visão de mundo, mas não apenas uma reivindicação de direitos e de justiça, mas uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.
Considerar esse processo educativo induz à estruturação de uma sociedade com capacidade de romper estereótipo que geram exclusões, combater o preconceito e discriminação. Logo, não podemos confundir diagnóstico com juízo de valor. Não podemos discriminar, o que significa negar oportunidades, negar acesso e sim respeitar a diversidade e saber viver com ela, contribuindo para o crescimento pessoal e de todos ao nosso redor.
Sem dúvida nenhuma, mas para isso acontecer definitivamente, precisa sim, solucionar outros gargalos consideráveis em nossa estrutura educacional. Alguns fatores como a origem, a estrutura familiar, a condição econômica, a regionalidade e quanto aos professores da área comum que na sua grande maioria são PSS e portanto não tem como dar sequência no trabalho, pois não permanecem na escola. Só assim, poderemos criar vínculos propositivos para os parâmetros e metas da instituição, bem como a nossa inserção definitiva na comunidade. Conseguindo romper essas barreira nefastas, creio que sua integração curricular ficará com muito mais riqueza, ampliando em muito as possibilidades de uma reorganização de conhecimento escolar, fomentando um novo desenho para a reescrita de um novo Projeto Político-Pedagógico (PPP).
A escola deve buscar atender as especificidades dos educandos cabendo a cada instituição adequar-se as necessidades de seu público. As diferenças sempre existiram e sempre existirão mas com o trabalho coletivo é possível minimizá-las desde que haja interesse em propiciar uma educação de qualidade que diminua a exclusão e o preconceito existente no contexto escolar.

Quanto aos problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola, sabemos que a educação é dever da família e do estado e inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para o exercício da cidadania.
Diante do cenário que a educação se encontra é fundamental direcionarmos os olhares para a juventude de nossa sociedade. É um desafio enorme lidar com o cotidiano escolar com tensões e contradições que dificultam o rendimento e aprimoramento das práticas pedagógicas.
Vemos como problemas a serem imediatamente resolvidos na escola como a organização do trabalho pedagógico que precisa ser repensada assim como o planejamento coletivo que deve ser efetivado entre os docentes.
Outro problema existente em nossa escola é a falta de interesse por parte dos alunos pelo conhecimento científico transmitido pelo corpo docente e a indisciplina que isso gera, além da dificuldade de encontrar mecanismos para
resolver da melhor maneira as respectivas situações.
Um dos problemas que já é de conhecimento da equipe pedagógica e que também teve destaque no trabalho realizado com os estudantes foi a pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos. Os mesmos sentem falta da presença da família nas atividades realizadas na escola, reconheceram também que a maiores destes, são advindos de diferentes regiões, o que também dificulta a participação efetiva.
Para tentar resolver esses desafios a equipe pedagógica tem feito reuniões periódicas com os pais e responsáveis, além de contato telefônico para tentar solucionar estas eventuais situações do cotidiano. Tem realizado também falas no coletivo e no individual e explicado minuciosamente sobre o perfil do curso para que haja maior interesse com relação ao conhecimento técnico do curso.
Cada segmento tem sugerido mudanças de atitudes, mas ainda necessita de maior comprometimento de cada um a partir da delegação de responsabilidades por parte da equipe para com os discentes.

Quanto aos problemas na escola, os seguintes foram levantados:
-Defasagem do aluno;
-Falta do coletivo;
-Rotatividade de professores;
-Falta do conhecimento por parte dos professores dos documentos base da escola (PPP, PPC, Regimento...)
Os impactos desses problemas:
-Dificuldades em prosseguir os conteúdos;
-Falta de trabalho interdisciplinar de qualidade;
-Descontinuidade no trabalho de um ano para outro;
-Pouco embasamento teórico para resolução dos conflitos;
As ações para resolver esses problemas:
- Minimizar a defasagem através de revisões de conteúdos básicos nos primeiros dias de aulas com os primeiros anos.
-Nas formações continuadas realizar estudos dos documentos norteadores;
-Organizar horários nas horas atividades para um planejamento coletivo;

Mediante a participação no Conselho de Classe, os problemas levantados foram nota, indisciplina e faltas dos alunos.
  Os encaminhamentos propostos foi comunicar os responsáveis.
A diferença entre queixa e problema. Queixas são levantamentos de situações que ocorrem corriqueiramente, mas que não interferem na aprendizagem do aluno, enquanto que o problema interfere de várias formas no aprendizagem do mesmo.
As questões de ensino e aprendizagem que foram tratadas no Conselho foi a questão disciplinar que atrapalha a aprendizagem refletindo na nota e levantamento de dificuldades de aprendizagem.
A sugestão proposta foi o encaminhamentos para profissionais específicos.
Não ocorre gestão democrática efetivamente ativa no Conselho de Classe.
A mudança proposta para a realização do Conselho de Classe é na concepção do Conselho de Classe, tornando-o possível de ser  realizado de forma participativa.