Outros desafios às políticas públicas e a Universalização do Ensino médio.
Para melhorar a ação e a luta contra as desigualdades e o favorecimento da universalização do EM público é preciso melhorar as condições e qualificações dos profissionais,
Para avançar nessa travessia, é fundamental o seu envolvimento nesse processo, lutando pela melhoria das condições de trabalho, incluindo remuneração e carreira e, ao mesmo tempo, apropriando-se criticamente dos conteúdos das novas DCNEM para que, juntamente com os demais colegas professores, seja possível contribuir coletivamente para a sua materialização no chão da escola. (pág 39)
Considerando a necessidade de atingir todos os grupos sociais devemos observar e garantir uma concepção comum, igualitária pautada na concepção de formação humana integral na qual se considera todos os espaços sociais como ambientes de aprendizagem. Assim,
Uma formação em que os aspectos científicos,tecnológicos, humanísticos e culturais estejam incorporados e integrados. Assim, os conhecimentos das ciências denominadas duras e os das ciências sociais e humanas serão contemplados de forma equânime, em nível de importância e de conteúdo, visando a uma formação integral de sujeitos autônomos e emancipados (MOURA, 2013, pág 33)
Neste sentido, fica claro que o profissional da educação deve estar envolvido e comprometido em todos os aspectos de sua profissão. Percebe-se em nosso meio muitos investimentos pessoais objetivando atingir a proposta acima citada
Porém, muitas são as dificuldades presentes para a efetivação dessa luta. Analisando o PPP da Escola, identificamos que grande parte dos pais dos nossos educandos têm ensino fundamental incompleto; a maioria das famílias vivem com menos de dois salários mínimos; muitos alunos precisam trabalhar para completar a sua renda familiar; quando os alunos não estão na escola, estão em casa sozinhos, pois os pais trabalham; muitos trabalham e não tem tempo para fazer tarefas nem se dedicar aos estudos; pela baixa renda, a maioria não tem condições de freqüentar cinema, espetáculos culturais...; a “cultura” da maioria dos alunos é apenas em TER e não em SER, eles preferem trabalhar para comprar as coisas agora e não pensam na formação para ter uma vida melhor no FUTURO.
Além disso, outras problemáticas visíveis como a questão do uso das tecnologias como ferramenta de trabalho. No mundo informatizado é preciso que tenhamos acesso para oportunizar aulas mais atrativas aos educando, instigando-os a buscar o conhecimento.
Faz-se necessário uma escola integral que tenha uma estrutura física, com salas de aulas adequadas para atender projetos voltados a iniciação científica e demais projetos capazes de atender a demanda e suas necessidades peculiares oportunizando a formação de sujeitos capazes de construir sua própria história com sucesso em seus objetivos propostos durante a vida enquanto educando.
Colégio Estadual Frentino Sackser - Marechal Cândido Rondon - PR