Caderno I - Ensino Médio e Formação Humana Integral / 12/08/2014
È de grande visibilidade que o Ensino Médio brasileiro tem um currículo totalmente definido, sem nenhuma flexibilidade e oposto ao mundo do trabalho. Temos uma enxurrada de conteúdos superficialmente tratados, e sem nenhuma adequação aos interesses dos jovens, onde os mesmos estão sendo “preparados” para uma universidade na qual a maioria deles não a tem como objetivo.
Praticamente não existem alternativas de trabalho e renda associadas à Escola, que possa promover a permanência dos jovens, de preferência evitando a optação pelo noturno.
Há muitos desafios a serem superados diante do Ensino Médio que temos e o Ensino médio que queremos, mas o primeiro passo é conhecer a realidade que se quer transformar para que seja possível adequar o atendimento, planejar e estruturar estratégias de contenção do abandono, avaliar e promover melhorias significativas e eficazes. Para isso, precisamos contar com a cooperação e interação de toda a sociedade na promoção da garantia, às novas gerações, do passaporte mínimo para a inserção no moderno mercado de trabalho.È de grande visibilidade que o Ensino Médio brasileiro tem um currículo totalmente definido, sem nenhuma flexibilidade e oposto ao mundo do trabalho. Temos uma enxurrada de conteúdos superficialmente tratados, e sem nenhuma adequação aos interesses dos jovens, onde os mesmos estão sendo “preparados” para uma universidade na qual a maioria deles não a tem como objetivo.
Adelaide Cruz - Querência do Norte/PR