CADERNO I: Ensino Médio e formação Humana Integral

O estudo do caderno I trouxe para a reflexão a trajetória histórica do Ensino Médio no Brasil; os desafios para o Ensino médio; As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O ensino formal começa a partir da promulgação do Ato Adicional de 1834, com os liceus, a criação do Colégio Pedro II, os exames adicionais – vestibulares. A elite era beneficiada com o ensino propedêutico, para o povo o ensino profissionalizante sem acesso ao ensino superior. A partir de 1961, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece equivalência entre os cursos secundários, para efeitos de ingresso em cursos superiores. A Lei 5.692/71 traz muitas inovações, dentre elas a obrigatoriedade do ensino comum de oito anos - composição do ginásio, ensino de 1º grau; e o 2º grau, que passa a ser obrigatoriamente profissionalizante. A segunda Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional foi aprovada em 1996 estabelece o ensino básico composto pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio profissionalizante ou não.
Apesar das diversas mudanças que ocorreram ao longo do tempo, ainda temos alguns desafios para melhorar a oferta do Ensino Médio. Dentre as metas temos a universalização desta etapa, tendo em vista que o acesso não é igualitário e universal; a qualidade do trabalho desenvolvido; a aprovação que leva à conclusão do curso; a frequência – gera permanência e sucesso. Como etapa escolar garantida por lei, o grande desafio é garanti-lo como direito igualitário, gratuito, laico e de qualidade.
É fundamental garantir uma base comum a todos, independente do turno de estudo, do segmento, do curso – profissionalizante ou não. Uma formação acadêmica baseada em conhecimentos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais, incorporados e integrados, um currículo com conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
Para tanto, precisamos buscar caminhos de superação, ações que que visem a melhoria da qualidade da educação. Conhecer as metas estabelecidas para o enfrentamento das necessidades e o atendimento das particularidades e das diversidades das demandas sociais na direção da democratização e universalização do Ensino Médio.