Temática I
Caderno I
Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
Dentre os desafios, com base nos relatos históricos está à permanência do estudante no ensino médio, seja regular, integrado a educação profissional, ou a EJA, estabilizando assim as taxas de abandono. Os estudantes do ensino médio com perfil trabalhador principalmente no noturno necessitam fazer a opção estudo/trabalho e a segunda é prioridade ainda. A implantação e consolidação de um Ensino Médio de qualidade social, que promova a formação integral humana em jornada de tempo integral, também e um grande desafio.
Levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no ensino médio de sua escola.
Segundo (MORAES; KRUPPA, 2013) é importante ressaltar a tendência decrescente nos últimos 10 anos a proporção de jovens que apenas estudam que estudam e trabalham, e o aumento dos que apenas trabalham. Nossos estudantes do Ensino Médio (noturno) são em sua maioria trabalhadores, moram com os pais ou responsáveis, não são adeptos assíduos de atividades culturais (teatro, cinema) não apresentam grandes perspectivas, em geral pretendem concluir apenas o Ensino médio e possivelmente um pós -médio (técnico).
Proposta em formação Integral Humana
Em curto prazo, é difícil sair dessa situação fragmentada em que se encontra a oferta do Ensino Médio, para o que aponta a DCN, mas é imprescindível edificar rapidamente os caminhos que o levem a formação integral humana e igualitária que ora se anuncia, é necessário uma base igualitária para todos.
O trabalho como principio educativo, permite a compreensão do significado econômico, social, histórico, politico, cultural das ciências, das letras e das artes.
Como chegar a universalização do ensino médio.
Diante da realidade apontada e dos problemas elencados, é um grande desafio chegar a universalização do ensino médio, frente os dados expostos e a realidade atual, se torna inadiável o enfrentamento em todas as esferas da sociedade com politicas publicas e de qualidade voltadas a educação.
Para avançar nessa travessia, é fundamental o envolvimento nesse processo, lutando pela melhoria das condições de trabalho, incluindo remuneração e carreira e, ao mesmo tempo apropriando-se criticamente dos conteúdos das novas DCNEM para que, juntamente com os demais colegas professores, seja possível coletivamente para a sua materialização no chão da escola.
Caberia assim, a cada instituição escolar a definição das metas e objetivos a serem alcançados, segundo a perspectiva expressa no PPP, partindo das singularidades de cada contexto sócio-político-educacional e de cada indivíduo.
Orientadora: Neiva Aparecida Santos
Cursistas: Tamara Luz de Souza Giovanoni, Elizete Rosa Astori, Adilson Antonio dos Santos, Rosangela Vieira, Wilson Eger, Hélio Luchini, Maria Célia Ormeneze, Valmor Cardoso Jorge.