Caderno I

O desafio de atingir a meta da universalização do ensino médio, até 2016, com objetivo de atingir à população de 15 a 17 anos serem matriculados, e que permaneçam na escola e sejam concluintes da educação básica completa com sucesso.
Uma escola capaz de propiciar aprendizagem significativa de conteúdos historicamente acumulado pela humanidade, em seus diversos campos, especialmente nas artes, nas ciências, nas línguas, história, na tecnologia, na cultura.
Consiste em ampliar os recursos públicos canalizados à educação pública, em busca de resultados, qualidades e identidade própria no sistema educativo, potencializar sua dimensão formativa sob a concepção de escola unitária.
Aprendizagem de qualidade, entendemos que compete à instituição escolar definir, a partir do trabalho pautado no Projeto político Pedagógico, os objetivos, estratégias para alcançar melhorias e avaliar a aprendizagem dos estudantes. Levando em consideração as relações do grupo, de trabalho coletivo e democrático no âmbito de cada experiência educacional e escolar devem ser  construída a partir da singularidade de cada contexto e de cada indivíduo.