Colégio Estadual José Bonifácio – Campo Bonito, Pr. SEED – Núcleo Regional de Educação – Cascavel.
Professor: Adão Geovane de Campos.
Caderno I:
Para compreender o fenômeno educacional brasileiro, como é constituído em nossa contemporaneidade; é preciso observar alguns aspectos tais como: primeiramente sendo produto de uma construção histórica, portanto gradativa. Este processo perpassa por etapas indissociáveis de interesses sócio-políticos, onde inicialmente a formação era voltada para um caráter elitizado, e posteriormente; a consequente necessidade de atrelar a educação ao mercado de trabalho, o que implicaria em uma ampliação do domínio por parte da população de conhecimentos científicos básicos.
Com a democratização do ensino, e consequentemente a universalização deste direito no término do século XX, possibilitou uma inserção de diferentes tipos de educandos, como as diversidades existentes tanto nos aspectos cognitivos, mas também pelas diversidades sociais que constituem a população brasileira.
E o segundo aspecto determinante, consiste na proposta ou objetivo final da educação na contemporaneidade, onde o processo educacional não ficaria restrito ao domínio de conteúdos factuais, dissociados das necessidades reais da sociedade e dos indivíduos. O objetivo, ou desafio fundamental da educação reside na necessidade de uma formação ampla e de qualidade, caracterizada por uma Formação Integral Humana.