Caderno I

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICENTE DE CARLI
ORIENTADORA: MARILEIDE MARCIS
CURSISTAS: Analice Scalssavara, Caroline Borghesan, Claudete Tomaz Risso, Eliane Scheitt, Eliziane Biezus Nesi, Eliziane Terezinha Barbacovi, Franciele Maria David, Ilda Schimitz, Inara Hanauer, Ivanete Rigon, José Francisco dos Santos Silveira, Marinez Correa Soares, Neide Alban Hermann, Neiva Franciscan, Neiva Maria Niclotte, Priscila Laurindo, Rozemeri Maraschin, Silvia Pelizzer, Tania Mara Baldin Klein.

CADERNO I                                          DATA: 13/08/2014
Observa-se que as atitudes e  os acontecimentos históricos, no campo educacional, ante as transformações necessárias para que o progresso do país se concretizasse. Sendo que somente quando os filhos de abastados precisaram de uma escola, é que nasce o EM, principalmente pela necessidade de formação de mão de obra barata, surgindo com isso os cursos técnicos, e assim as evoluções e o desenvolvimento do mesmo.
A partir da reconstituição histórica comprova-se que no momento em que se abriu a Escola para todos surgem as dificuldades como: evasão escolar, repetência, problemas familiares e sociais estourando na escola, a interferência profissional precoce ante a necessidade de sobrevivência imposta por uma sociedade capitalista, que estimula ao extremo o consumo.
Outro ponto crucial é que o currículo não atende a necessidade nem da sociedade e nem do mercado de trabalho, com a mudança da política histórica mencionada vemos que por meio das leis de obrigatoriedade ainda não atingiu a sociedade como um todo, pois eles seguem as leis, mas a consciência sobre o ensino ainda não alcança a massa.
O novo desafio que se apresenta nos colégios e o comprometimento do aluno na e, com a escola. O que se espera hoje da escola segundo as DCNS é a formação humana integral do educando, pois o grande desafio é avançar na direção de garantir a educação de qualidade como direito igualitário de forma gratuita.
Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
Percebe-se a grande angustia dos professores que atuam no ensino médio a um grande tempo, no entanto hoje devido às políticas publicas faz-se necessário uma releitura e um posicionamento dos professores juntamente com outros órgãos da educação para o ensino médio, resultando em uma ação concreta para que se tenha um ensino voltado para a realidade do jovem frente a esta postura no mundo do trabalho e intelectual. Para isto é fundamental a construção de um currículo com conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como principio educativo, assim esta compreensão perpassa qualquer política já existente. Neste sentido o pacto veio como uma das ações e buscando refletir sobre o atual contexto que se encontra o ensino médio.
Se a universalização do ensino médio é para todos é evidente que a política para o ensino médio esta em desacordo com as perspectiva do alunado. Constata-se isso diante das estatísticas realizada pelos órgãos competentes. Para revertermos estes dados desenfreados em que a grande maioria dos nossos jovens desistem ou não tem anseio de chegar ao ensino médio, é necessário uma ampliação da oferta publica do ensino médio de qualidade, pedagogicamente integrado ao seu caráter formativo nos termos de cultura, trabalhos, ciência e tecnologia. Uma vez que esse aluno não encontra resultado imediato na escola, ou seja, o trabalho mesmo que precários nos quesito econômicos e pessoais oferecem a ele resultados, que naquele momento, o satisfaz. Por isso a escola pública deverá promover em médio prazo políticas de melhoria do trabalho e valorização da educação para esse aluno oferecendo continuidade as ações educativas para a construção de um jovem apto na sua integridade física e intelectual.