CADERNO I - ETAPA II - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO
CEEBJA Poty Lazzarotto
Orientadora de Estudo: Adélia Fávaro Lourenço Francisco. Professores Cursistas: Ana Batista Lopes Machado, Beatriz de Cassia Proença Bittencourt, Denilto Laurindo, Denise do Rocio Dumsch, Fabio Henrique Amaral, Fernanda Aparecida Moreira, Izabelle D'aquino Contador, José Carlos Bisoni, Karla Mansur Karan Zagonel, Luciane Gabardo Mader, Luiz Alberto Jasper, Vera Lucia Caron Ceccon.
- Analisar os documentos que organizam o trabalho pedagógico - PPP e Regimento Escolar, identificando como estes documentos possibilitam a Formação Humana Integral;
- Repensar a hora-atividade como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente.
Ao repensar o Ensino Médio, depara-se com muitas teorias e os novos direcionamentos que o curso deve seguir para que seja valorizado não só pelos professores, mas também por alunos e toda a sociedade.
Dentre os mais destacados problemas citados está o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares que vem de encontro a uma proposta de revisão de currículo para esta etapa de ensino seja mais condizente com a realidade, cative o aluno e que vise uma preparação do aluno para o Ensino Superior ou mercado de trabalho.
Toda vez, ou a cada começo de atividade escolar, todas as pessoas envolvidas no processo pedagógico, planejam seu trabalho focados na organização pedagógica que por sua vez busca a formação humana integral do aluno.
Para a formação integral do estudante, no Ensino Médio, normalmente “inclui-se o trabalho extraclasse como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, a educação em direitos humanos como princípio nacional norteador, a sustentabilidade ambiental como meta universal” (caderno1, etapa II, p.8).
Com relação ao trabalho, como estagiários, na maioria dos casos, normalmente o trabalho não vem somar, são atividades que pouco acrescenta ou se incompatibilizam com o processo pedagógico, por diversos motivos, como por exemplo, há alunos que moram longe da escola e do trabalho e gastam horas com condução e ou alimentação não adequada, fatores que normalmente geram baixa aprendizagem e evasão escolar.
Para trabalho com pesquisa, falta à maioria das escolas condições físicas para que a prática se realize, já para educação em direitos humanos, sentimos a incoerência entre direitos e deveres de uns e de outros, exemplos sociais que demonstram que há mais para uns que para outros.
Quanto ao tópico referente à sustentabilidade ambiental como meta universal, os exemplos citados quase sempre se enquadram em: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” e, nem sempre as atitudes que vêm dos dirigentes são atitudes que servem como modelo positivo. Busca-se dar um parâmetro de qualidade para o alunado, mas em se tratando de educação, desfazer maus conceitos internalizados corresponde a trabalhar com chances de resultados positivos.
Quanto à diversidade e pluralidade nesta escola, por ser uma escola para Jovens e Adultos estão previstas ações preparatórias de acolhimento e adaptação conforme necessite o aluno. Os alunos são respeitados e devem respeitar e se espera que valorizem a si e aos demais, além de receberem atenção independente de idade, sexo, opção sexual, trabalho, origem, religião, procura-se ressaltar a importância da convivência harmoniosa, solidariedade e cooperação entre todos.
A hora atividade concentrada pode ser um momento de formação continuada se tiver como guia o Projeto Político Pedagógico que por sua vez estará para o Plano de Trabalho Docente no qual estabelecerá os conteúdos das disciplinas de ensino a serem trabalhadas de acordo com as Diretrizes Curriculares do Paraná.
REFERÊNCIAS
______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Pacto
pelo fortalecimento do ensino médio: a organização e gestão da formação continuada dos professores. Curitiba: 2014. Apresentação de 16
slides em arquivo power point. Disponível em: http://observatorioensinomedio.files.wordpress.com/2014/03/
yvelise-apresentac3a7c3a3o-forum-curitiba-ensino-mc3a9dio-31mar2014.ppt
Acesso em: 19/7/2014.
_______. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial, SEPPIR/PR; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, SPM/PR. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: MEC/SPM, 2009. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
storage/materiais/0000015510.pdf Acesso em 20/7/2014.
____________. Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA,
I. P. A. (Org.). Lições de didá-
tica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.