Caderno de Matemática Reflexão I

Etapa II -Caderno V –Matemática- Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino Médio Reflexão e Ação 1-      O Pensamento Matemático,  método dedutivo têm predominado para comprovação de um fato matemático, nos conceitos de axioma,definições,teoremas,demonstrações, trata-se de um método de validação do fato matemático.Mas na construção efetiva desse conhecimento faz-se necessário o uso   permanente  da imaginação de raciocínios indutivos ou plausíveis de conjunturas,  de tentativas, de verificações; Assim a matemática também é  uma invenção com  organização e validação  dos conteúdos estruturantes da matemática Números e operações,Funções,Equações Algébricas, Geometria, Geometria Analítica, Estatística e Probabilidades e  com os quatro raciocínios ou intuições: indutivo,(formulação intuitiva de novas conjecturas a serem validadas posteriormente), a partir do que os alunos sabem para o pensamento lógico-dedutivo,(próprio da álgebra e Geometria,que diz respeito a provas de propriedades da matemática), da Geométrico-espacial (necessário para o aprendizado significativo da geometria e de suas aplicações)l e não-determinístico(característico da estatística e da probabilidade, campos que envolvem a aleatoriedade). E esses pensamentos estão  presentes no cotidiano . Tabela abaixo  serve para  observar e identificar os tipos de pensamentos matemáticos na turma do Ensino Médio do Colégio Estadual  do Campo Irma  Rodrigues da Cruz. Componente Curricular Breve descrição da Atividade Tipo de pensamento matemático envolvido Linguagens - Português Produção Textual Pensamento lógico – dedutivo Artes Obra Cubista Visão geométrico espacial. Educação Física Cultura Corporal de Movimento e Corpo – IMC – Aferição do peso e estatura – Correlacionando com idade e padrão “ideal” Pensamento lógico dedutivo ou não determinístico. Ciências Humanas- História Aumento da expectativa de vida Pensamento lógico dedutivo Geografia Populações  Pensamento não determinístico com a estatística de gráficos Ciência da Natureza  Biologia Genética – Leitura e discussão das leis da genética Pensamento não=-determinístico. Matemática Gráfico, tabelas, estatísticas. Pensamento não – determinístico. A matemática é essencial para a vida do ser humano, ela contribui de várias maneiras  na resolução de problemas, na interpretação de dados, nas formas, medidas e  na comparação de números e valores do dia a dia. O conhecimento matemático auxilia para que o aluno,  desenvolva  habilidades e aprimoramento cultural,intelectual,crítico e com capacidade argumentativa , com o raciocínio da lógica, assim obter um melhor desempenho em seu trabalho e na sociedade.                A partir dos estudos feitos nessa temática, podemos afirmar que o pensamento lógico – dedutivo é o mais usado, pois é aquele que comprova, que lógica das atividades, mas, que todos os pensamentos, dependendo do conteúdo, pode ser usado.                A matemática está presente em tudo, porque vemos de forma organizada os raciocínios da maior parte das coisas, de modo geral que nos cercam.                Dessa forma, para produzir maior equilíbrio e ajudar os planejamentos e escolha para ser trabalhados com os jovens é necessário um projeto interdisciplinar com a problematização de casos que envolvem a realidade, o cotidiano dos alunos, e tendo essa contextualização, faz –se a articulação entre das áreas que são: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Colégio Estadual do Campo Irma Rodrigues da Cruz. E.F.M. Comunidade de Pinhalito Diamante do Sul.

Professores: Vanderlei de França. Vilma Pietrobom. Clóvis Ângelo Baratieri. Mariéli Munner. Soliany dos Santos Cegoski de Souza. Ceila Alves Ribeiro. Luciane da Silva Bassani. Maria Pereira da Silva.