Caderno de linguagens - Atividade II

Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba _ PR

Professores:

Ismael
Juliane
Janaina
Elcio
José
Tatiana
Alencar

Durante uma conversa com um estudante do terceiro ano, a professora de Educação Física foi questionada sobre qual seria o motivo do referido estudante ser tão magro. O aluno gostaria de saber como alterar a sua estrutura corporal e ficar semelhante a outros alunos que ele considera mais atrativos e dentro do modelo esperado por seu grupo social. A professora abordou com o estudante o conceito de esteriótipo, genética, condição de saúde, pratica esportiva e questões culturais.
Conteúdos básicos que podem ser abordados:
Biologia – genética, alimentação, questões de saúde (bulimia, anorexia), bem estar físico e mental;
Educação Física – alimentação, prática esportiva, saúde;
Língua portuguesa – textos abordando anorexia, bulimia;
Inglês – questões culturais, questionamentos sobre o motivo de busca pelo padrão;
Geografia – questões culturais, etnias;
Matemática – gráficos e dados estatísticos;
Química – uso de suplementos alimentares e anabolizantes;
Física – trabalho da musculatura, produção e gasto de energia corporal;
História – padrões culturais;
Sociologia – esteriótipos que são destacados por diferentes grupos sociais;
Filosofia – pensamento predominante na sociedade vigente.

Proposta de intervenção:
Todas as disciplinas partiram do pensamento dominante sobre a estética corporal para desenvolver os conteúdos básicos; com o objetivo de mostrar que cada indivíduo é único e deve ser o que realmente é, sem se preocupar com as imposições de padrão estético midiático.