Caderno de Ciências da Natureza
Grupo de Estudos do Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra - Pacto do Ensino Médio. - Nova Santa Rosa. Etapa 2 Caderno 3.
Participantes: Adriano Marcelo Thiel, Aline Eliane Krieger Friske, Carla Patricia Schutz Henz, Ivone Rode Pinz, Jacinta Ana Schmidt, Karine Fernanda Reschke, Maria Cristina, Ferrari, Marli Eberhart Juan, Sandra Lenaide Wutke, Vania Salete Klein de Oliveira, Viviane Bezerra.
Etapa II – Caderno 3 – Reflexão e Ação 1
Na atividade proposta pela reflexão e ação deste caderno foi se observado o comportamento do peixe Esgana Gata. Observamos que a atividade apresenta resultados de uma experiência supostamente realizada por um estudante que pretendiam analisar o comportamento do Esgana Gata. A partir da atividade é possível observar e discutir as características peculiares destes peixes e seu comportamento a partir de dados de gráficos fornecidos pela própria experiência. Diferentes aspectos podem ser analisados partindo da mesma experiência, porém a atividade avalia principalmente a logica de funcionamento da natureza do ponto de vista da ciência, isso fica evidenciado pelo método empregado na obtenção dos resultados, onde com eles os alunos puderam chegar as suas conclusões através de dados objetivos e não por suposições.
Cabe ressaltar que "a ciência é um processo e não apenas um produto acumulado em forma de teorias ou modelos, é necessário levar para os alunos esse caráter dinâmico e perecedouro dos saberes científicos"
O grupo acredita que este tipo de encaminhamento propicia ao aluno um conhecimento mais pleno, um aprendizado com significado em que o aluno percebe que não é apenas um conceito ou uma suposição e sim um fato que realmente ocorre, como demonstrado no experimento. A prática de demonstrar o conteúdo por meio de experiências possibilita a articulação de conteúdos e conceitos trazidos pelo livro didático, promovendo um intercâmbio entre teoria e prática de forma a aproximar o aluno do conhecimento científico estudado.
Reflexão e Ação 2
Ensinar Ciências é:
Construir e oferecer respostas sim, mas, sobretudo gerar a investigação e o interesse pela ciência como fonte de prazer, de transformação da qualidade de vida e das relações entre os homens.
Promover a pesquisa facilita a vida do professor e do aluno, o professor tem a oportunidade de mostrar ao aluno uma aplicação do conteúdo estudado e cria condições efetivas para um bom aprendizado, pois quando teoria e prática andam juntas o aprendizado é aproveitado por toda a vida. É importante propiciar situações, tanto coletivas como individuais, para observações, questionamentos, formulação de hipóteses, experimentação, análise e registro, estabelecendo um processo de troca professor-classe para gerar novas indagações.
A opção de ensinar ciências desenvolvendo atividades investigativas torna-se uma boa solução para a aprendizagem. É o desejo de mudar a prática pedagógica, é esse amadurecimento e esse refletir constante que garantirão que ocorram as mudanças efetivas na prática pedagógica do ensino de ciências do país. Assim se estabelece o debate sobre as relações entre o conhecimento de casa e o conhecimento científico, reforçando a interação da escola com as famílias e a comunidade, enfatizando temas atuais, sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania.
Ensinar Ciências não é:
No ensino da Ciência ou de qualquer outra disciplina não deve ser ensinada em forma de decoreba, seguindo apenas a sequência de conteúdos propostos pelo livro, ou ensinar por ensinar. Devemos buscar sempre trazer o cotidiano para dentro de nossas aulas de forma que os alunos percebam significado, aplicação nos conteúdos estudados. Tornando as aulas mais dinâmicas, práticas, facilitamos muito o aprendizado dos nossos alunos. Muitas vezes eles tem curiosidade em saber o real motivo de estarem estudando determinado conteúdo, se o professor não tiver o próprio interesse em mostrar a aplicação da sua disciplina no mundo que o cerca quem o fará? Devemos sempre que possível partir do cotidiano para a teoria, ou pelo menos da teoria para o cotidiano a fim de tornar o estudo uma prática prazerosa.
Sabemos que é bem mais fácil memorizar (aprender) um conteúdo no qual vemos significado, aplicação. O aluno se vê muito mais motivado quando ele pratica o conteúdo estudado, por isso não devemos fazer nosso aluno a decorar o conteúdo e sim memorizar experiências ou exemplos dados durante as aulas. Algo decorado não tem aproveitamento nenhum, o aluno vai lembrar daquele conteúdo por um curto espaço de tempo e quando necessitar desse aprendizado nem se lembrará mais dele pois foi geralmente foi algo decorado somente para a realização da avaliação.
Reflexão e Ação 3
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL GASPAR DUTRA – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
NOVA SANTA ROSA
TEMA: O aumento do consumo de energia elétrica.
INTRODUÇÃO:
A energia elétrica foi uma das maiores invenções que já existiram e esta surge para facilitar a vida do homem. Junto com esta facilidade se inicia o aumento do consumo de energia elétrica. Cada vez mais dependemos da energia, em casa, no transporte, nas industrias, na agricultura e em tudo que está a nossa volta. Assim como avança a tecnologia avança, cresce o consumo da energia elétrica. Nos dias atuais consumimos mais energia de que o meio ambiente consegue repor. O uso de qualquer energia cobra um preço de nós e do próprio ambiente. Hoje grande parte da nossa energia é baseada em fontes não-renováveis, como o petróleo e o gás natural, que causam sérios danos ao meio ambiente. Utilizar a energia elétrica de uma maneira consciente e racional é dever de todo cidadão que se preocupa com a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente e do planeta num geral.
JUSTIFICATIVA
Com o esgotamento de recursos naturais de geração de energia e a falta de investimentos da gestão publica em outras fontes alternativas de energia, a população enfrenta um grande desafio: diminuir seu consumo de energia elétrica e buscar fontes de energia renováveis a fim de diminuir o consumo e o alto valor da energia elétrica consumida. Mas para que isto ocorra necessitamos de trabalhos e projetos de sensibilização do uso correto, sem exageros, da energia elétrica levando em conta fatores ambientas e econômicos.
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar professores, alunos, funcionários e demais membros da sociedade sobre a importância da redução do consumo de energia elétrica
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar o aumento do consumo de energia nos últimos anos;
- Identificar as principais fontes de energia utilizadas e sua atual situação;
- Adotar hábitos que diminuam o consumo desnecessário da energia;
- Desenvolver hábitos de sustentabilidade na escola que possam ser repassados para as famílias dos estudantes e para toda a sociedade em questão
JETIVOS ESPECÍFICOS:
- Divulgar informações do uso racional e sustentável da energia elétrica no recinto escolar;
-Adotar medidas simples e práticas para combater o desperdício de energia elétrica;
- Identificar as principais fontes de energia da atualidade e sua real situação;
- Desenvolver hábitos de sustentabilidade com relação aos recursos naturais;
- Promover um estudo sistemático sobre o consumo consciente da energia originada de diversas fontes;
- Levar à reflexão sobre a importância da energia para diversas atividades, o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e os impactos ambientais;
- Apontar sugestões para uma melhor utilização da energia local e global.
METODOLOGIA
Todos os profissionais em conjunto trabalharão a sensibilização e a conscientização por meio de palestras, vídeos, panfletos, banders, pesquisas, portfolios e cartazes
AÇÕES
- Confeccionar e expor banders e cartazes informáticos sobre o uso consciente da energia;
- Realizar gincanas com os alunos que estimulem a diminuição do desperdício de energia elétrica nas salas de aula, atribuindo pontos e premiações para as turmas que mais economizarem energia como utilizando racionalmente ventiladores e os ares condicionados.
- Realizar atividades em sala como produção de textos, vídeos e cartazes que proporcionem a conscientização dos alunos.
- Criar o hábito de poupar energia em toda a sociedade escolar.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será realizado de forma interdisciplinar entre as disciplinas de: Português, Inglês, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Matemática.
PORTUGUÊS:
Estudo de diversos gêneros textuais: noticias, artigos científicos, reportagens. Fazendo em seguida a interpretação dos mesmos.
INGLÊS:
Traduzir testos e palavras relacionadas ao uso racional da energia; confecção de cartazes que conscientizem os alunos a economizar energia.
GEOGRAFIA:
- Destacar os principais fontes de energia da região sul.
-Destacar as principais fontes de energia do Brasil e sua localização.
-Conhecer as principais fontes de energia alternativas do Paraná e do Brasil ;
- Associar o crescimento populacional e aumento do consumo de energia no Paraná e no Brasil.
HISTÓRIA:
- Analisar a evolução histórica do uso da energia elétrica no Brasil.
FILOSOFIA:
- A ética relacionada ao consumo racional de energia elétrica
SOCIOLOGIA:
- Destacar os impactos socioeconômicos devido ao uso irracional da energia elétrica
MATEMÁTICA:
-Analisar tabelas do consumo de energia elétrica nos últimos 30 anos.
-Construção de gráficos sobre o aumento do consumo de energia dos últimos 30 anos.
- Identificar as regiões com maior consumo de energia no Brasil;
- Calcular o aumento (em %) do consumo de energia nos últimos 15 anos;
- Estimar o consumo de energia daqui a 10 anos se a população não for conscientizada pelo uso racional.
Reflexão e Ação 4
Esta proposta está baseada na abordagem pedagógico-curricular organizada em momentos pedagógico, está organizada sob uma dinâmica de uma investigação temática, estudo da realidade, problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento. Para elaboração da proposta, inicialmente foram realizadas discussões entre todos os professores que participam do grupo para que fossem identificados eixos ou temáticas unificadores para nortearem os objetivos para a realização do projeto, o grupo definiu o tema separação do lixo doméstico, sendo um tema abrangente e com vários desdobramentos foi subdividido em três etapas: reconhecimento, transformações e utilização.
Com este estudo os alunos terão a oportunidade de observar, analisar, experimentar, pesquisar e concluir o que muda na vida deles e na sociedade a partir do momento em que eles tem a conscientização da separação do lixo produzido por eles próprios, pois quando o lixo não é devidamente separado deixa de ser devidamente reaproveitado (reciclado), deixa de gerar renda para os coletores de lixo reciclável, aumenta o acumulo de lixo nos aterros poluindo o meio ambiente. O lixo se poderia ser reciclado e reutilizado poderia gerar uma economia para as empresas e para toda a sociedade, já que o material reciclado possui um menor custo do que o material novo.
O presente trabalho é uma possibilidade interdisciplinar e aplica-se às áreas dos conhecimentos de Filosofia, Sociologia, Português, Matemática, Inglês, História e Geográfia
A temática da investigação : A correta destinação do lixo.
Estudo da realidade: Nos dias atuais é cada vez mais presente a questão da separação e reciclagem do lixo, quanto mais lixo for reciclado menos volume de lixo nos aterros sanitários e maior economia de materiais nas industrias gerando a economia financeira e de material.
Problematização inicial: Este estudo proporcionará aos alunos o entendimento da importância da separação e destinação do lixo, para a preservação do meio ambiente para gerações futuras. Precisamos criar nos estudantes o habito da separação do lixo e conscientização da importância dessa prática para o seu futuro.
Organização do conhecimento: O procedimento constitui em analisar o impacto ambiental que a falta da separação do lixo já provocou no meio ambiente; estimar o tamanho do impacto daqui a 10 anos se não for mudado o hábito da separação do lixo na sociedade; promover atividades de conscientização nos alunos e na sociedade para com o destino do lixo.
- Logue-se para poder enviar comentários