3 - Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
– Como esses dados são discutidos entre os professores?
– Existe, na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas?
“Quando analisamos a adequação idade anos de escolarização [...], divulgados pelo Inep no início de 2013 a partir do Censo Escolar de 2011, os dados demonstram sucesso na entrada dos alunos na escola, porém, à medida que os anos passam, há uma estagnação preocupante, especialmente na retenção dos estudantes nas séries finais do ensino fundamental, na inadequação idade-série do ensino médio e nas baixas taxas de sucesso no ensino médio.”(Pág.32)
O que percebemos é que no período noturno o índice de desistência e reprovação é maior no C.E. Frentino Sackser, comprovando o estudo realizado por Moraes e Alvares (2011), considerando que os educandos não conseguem conciliar escola, trabalho e vida social.
Tentamos trabalhar e avaliar os alunos do noturno com atividades somente em sala de aula para que eles tenham um rendimento satisfatório. Porém, sabemos que a discussão da real problemática fica apenas na teoria, visto que não realizamos práticas coerentes para amenizar tal problemática, pois envolve não apenas o professor, mas todos os atores institucionais, desde a equipe pedagógica, agentes I e II, educandos e a própria família.
4 - Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Este ano, após discussão sobre a importância do ENEM com os alunos, sentiu a necessidade da realização de simulados abordando avaliações externas. Contudo, como o governo apenas disponibilizou o simulado do ENEM no site, e o nosso laboratório não comporta a quantidade de usuários para tal, e o colégio não dispõe de verbas para a aplicação deste simulado, os educandos decidiram arcar com as despesas de impressão para que fosse possível sua realização, oportunizando a estes um aprofundamento do conteúdo, bem como se familiarizar com o formato da avaliação proposta.
Em alguns momentos oportunos, levamos alguns grupos de alunos ao laboratório para ter contato com as atividades: Klan Academy e Geekie Games.
Também foram oportunizadas palestras motivacionais para destacar a importância do ENEM e continuidade dos estudos no ensino superior. Além disso, com verbas próprias dos educandos, visitamos algumas Universidades regionais com o intuito de esclarecer dúvidas presentes sobre alguns cursos universitários e/ou profissões.
Vale ressaltar que todos os educandos tiveram a oportunidade de visitar a feira de profissões organizado pela prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.