Ministério da Educação
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Setor de Educação da UFPR
Colégio Estadual Protásio de Carvalho - E. F.M.
Formação de Professores do Ensino Médio
Etapa 1 – Caderno V I / página 18
Curitiba – Pr
Entre os muitos desafios no campo da Avaliação Educacional nos deparamos com a falta de entrega de trabalhos, relatórios, redações e resumos, alunos que se negam a apresentar trabalhos orais ( por vergonha ou falta de interesse em estudar o conteúdo a ser arguido ).Faltas no dia das provas formais, apresentações ou entrega de trabalhos e relatórios, sem justificativas. Durante debates, GVGO, trabalhos em grupo, muitos alunos ficam debochando dos demais, fazendo piadas, ou tumultuando as apresentações para desequilibrar os colegas, elaboram perguntas perniciosas.
Os trabalhos de Artes, Matemática, Geografia entre outros, não trazem os materiais necessários (tesouras, réguas,lápis de desenho e de cor, pincéis... apenas alguns dos materiais básicos) justamente para ficarem ociosos e não realizarem a tarefa proposta.
Avaliar o ensino-aprendizagem significa avaliar o que se ensina e o que se aprende. Só é real quando é continua.
Sempre temos em mente que a avaliação é formativa e não punitiva. O aluno é avaliado pelo que produz, por isso a não entrega de atividades como anteriormente citado, prejudica enormemente o desempenho do educando.
Temos em nossa escola, sempre em mente os diferentes aspectos avaliativos, tais como:
interesse demonstrado pelos assuntos abordados;
atenção às falas do professor e dos colegas;
compreensão das explicações das atividades;
apreensão das ideias mais importantes de um texto;
capacidade de relacionar um novo conhecimento com o anterior;
interesse em saber o significado de palavras desconhecidas;
participação na troca de ideias;
curiosidade e entusiasmo por aprender coisas novas;
capacidade de se expressar com clareza;
capacidades de fazer resumos, relatórios, trabalhos;
cooperação com os colegas;
civilidade e respeito no tratamento com os colegas.
Para nós professores do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, os diversos momentos de avaliação, consideramos o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes, com critérios de avaliação explícitos e claros, pré-determinados no início do ano letivo, tanto para o professor como para os alunos.
Quanto mais contínua for a avaliação, quanto maior a frequência com que o professor observa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, maiores são as oportunidades de colher dados para avaliar.
Participantes:
Alexandre Alves Bezerra, Simone Aparecida Fiorati, Jisele Cristina Tesserolli de Ramos, Patricia Svolenski, Donizete de Souza, Adriana Faninni, Janete, Luciane, Damaris, Adriana Beatriz, Angelica,