Caderno 6 - Avaliação Educacional - CEEBJA - Professor Orides Balotin Guerra - Foz do Iguaçu - PR
CEEBJA Prof. Orides B. Guerra – Foz do Iguaçu - Paraná
ORIENTADOR DE ESTUDO: PAULO JOSÉ MARIN
FÁBIO VICENTE
FABIOLA REGINA DE ARAUJO ALVES
FRANCISCO DE ASSIS ONORIO
GENECI RIBEIRO PADILHA
ILZE BARTHEL RONCONI
MALGARETE TEREZINHA ACUNHA LINHARES
NEREIDA WILLIAN PETER BRAZ
STELLA MARIS RAMOS
TÂNIA MARIA MIGLIORANÇA
TEREZINHA F. SERRA MARTINS
ALAYDE NICOLETTI TEIXEIRA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Conforme está determinado no PPP do CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra as avaliações devem ser feitas de modo individual totalizando 6,0 pontos (avaliação escrita, oral) e coletiva totalizando 4,0 pontos (debates, trabalhos em classe e extraclasse, pesquisas em grupos, participação em sala de aula, entre outras) de acordo com o Regimento Escolar.
Uma avaliação individual quantitativa deve demonstrar o quanto dos conteúdos estudados foram realmente apreendidos. Esse tipo avaliação é também diagnóstica na medida em que o professor deverá ajustar a avaliação e/ou metodologia usadas.
O desafio está no fato das turmas serem heterogêneas os conteúdos trabalhados devem contemplar tantos níveis quanto possíveis.
A concepção de avaliação está no fato de analisar o desempenho individual da aprendizagem do aluno, observando o seu desenvolvimento na disciplina desde o inicio até o momento em que se determina o que ele assimilou dentro do que se espera.
A avaliação é compreendida como uma prática que alimenta e orienta a intervenção pedagógica. É um dos principais componentes do ensino, pelo qual se estuda e interpreta os dados da aprendizagem. Tem a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos educandos, diagnosticar os resultados atribuindo-lhes valor. A avaliação será realizada em função dos conteúdos expressos na proposta pedagógica. Na avaliação da aprendizagem é fundamental a análise da capacidade de reflexão dos educandos frente às suas próprias experiências. E, portanto, deve ser entendida como processo contínuo, descritivo, compreensivo que oportuniza uma atitude crítico-reflexiva frente à realidade concreta. A avaliação educacional, nesse Estabelecimento Escolar, seguirá orientações contidas no artigo 24, da LDBEN 9394/96, e compreende os seguintes princípios: investigativa ou diagnóstica; contínua; sistemática; abrangente e permanente.
Os conhecimentos básicos definidos nesta proposta serão desenvolvidos ao longo da carga horária total estabelecida para cada disciplina, conforme a matriz curricular, com oferta diária de 04 (quatro) horas/aula por turno, com avaliação presencial ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação processual utilizará técnicas e instrumentos diversificados, tais como: provas escritas, trabalhos práticos, debates, seminários, experiências e pesquisas, participação em trabalhos coletivos e/ou individuais, atividades complementares propostas pelo professor, que possam elevar o grau de aprendizado dos educandos e avaliar os conteúdos desenvolvidos.
Os procedimentos e critérios para atribuições de notas são: as avaliações utilizarão técnicas e instrumentos diversificados, sempre com finalidade educativa; para fins de promoção ou certificação, serão registradas de 02 (duas) a 06 (seis) notas por disciplina, que corresponderão às provas individuais escritas e também a outros instrumentos avaliativos adotados, durante o processo de ensino, a que, obrigatoriamente, o educando se submeterá na presença do professor, conforme descrito no regimento escolar. A avaliação será realizada no processo de ensino e aprendizagem, sendo os resultados expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero);para fins de promoção ou certificação, a nota mínima exigida é 6,0 (seis vírgula zero); em:
• cada disciplina de acordo com a Resolução nº 3794 – SEED e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária de cada disciplina na organização coletiva e 100% (cem por cento) na organização individual;
• o educando deverá atingir, pelo menos a nota 6,0 (seis vírgula zero) em cada registro da avaliação processual. Caso contrário, terá direito à recuperação de estudos. Para os demais, a recuperação será ofertada como acréscimo ao processo de apropriação dos conhecimentos;
• para os educandos que cursarem 100% da carga horária da disciplina, a média final corresponderá à média aritmética das avaliações processuais, devendo os mesmos atingir pelo menos a nota 6,0 (seis vírgula zero);
• os resultados das avaliações dos educandos deverão ser registrados em documentos próprios, a fim de que sejam asseguradas a regularidade e autenticidade da vida escolar do educando;
• o educando portador de necessidades educativas especiais, será avaliado não por seus limites, mas pelos conteúdos que será capaz de desenvolver.
Para os educandos que não se apropriarem dos conteúdos básicos, será oportunizada a recuperação de estudos por meio de exposição dialogada dos conteúdos, de novas atividades significativas e de novos instrumentos de avaliação, conforme o descrito no Regimento Escolar.
Quanto a Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo, na nossa escola não existe conselho de classe para esse fim, quando surge algum problema, resolve-se cada caso individualmente juntamente com a equipe pedagógica da escola. É importante ressaltar que, quando o aluno não consegue atingir média suficiente para terminar o coletivo de determinada disciplina, ele pode ainda ter aproveitamento do que já fez e continuar cursando até completar a média, ou até que aconteça de fato aprendizagem. Para os estudantes com Necessidades Educacionais Especial há o acompanhamento individual por uma equipe de professores especializados nessa área. Nesses casos especiais as avaliações podem ser de diversas formas, por exemplo, em braile, com auxilio de ledor-transcritor, com maior tempo de duração feita em sala de aula com acompanhamento, e quando necessário em separado. Os professores regentes de sala também desenvolvem algumas estratégias para poder adequar-se às necessidades dos estudantes. Assim, oportunizando para que a aprendizagem ocorra de maneira tranquila e acessível, promovendo a igualdade e a acessibilidade para todos.
O CEEBJA não participa da SAEB, PROVA BRASIL ETC..
Não há como identificar ou levantar os dados devido à forma de estudo que é por disciplina. O rendimento do aluno é satisfatório, sendo o maior problema a evasão temporária dos alunos, embora exista um controle detalhado da evasão semestral.
O resultado revela o bom trabalho do professor, na aprendizagem e inserção do aluno na sociedade. Há uma preocupação por toda a equipe pedagógica e docente devido ao abandono temporário, sendo algumas das causas o trabalho, dificuldades financeiras e problemas pessoais.
Constantemente existe a preocupação, levanta-se o problema e logo busca-se uma solução para a recuperação na disciplina. A preocupação da escola é de caráter social possibilitando ao aluno ser sujeito de suas próprias ações.
A última a avaliação institucional realizada pela SEED-PR ocorreu em 2012. Nossa escola não faz avaliações institucionais próprias. Inteiramo-nos sobre o bom ou mau funcionamento da escola através dos comentários dos alunos. As questões que chegam até ao professor são rapidamente levadas à equipe pedagógica para que sejam logo resolvidas. Porém, acreditamos que seria interessante para a instituição usar com mais frequência esse instrumento, para ter indicadores de qualidade, nos diversos setores da escola.
Em relação ao ENEM, os alunos fazem comentários, mostram os cadernos e discutem os resultados. Muitos temas que até então não abordávamos, com a leitura dos cadernos de provas, passamos a incluir em nossos planos.
Em nossa escola, não preparamos os alunos para o ENEM, pois nem todos os alunos têm interesse em prestar o exame, porém, as questões são resolvidas na sala de aula, mostrando aos alunos a importância da leitura, interpretação e aprofundamento do conhecimento.
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