Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli
Caderno 6 - Avaliação
A necessidade de avaliação, parte do principio de que o aluno deve possuir requisitos básicos de aprendizagem para compor a sociedade como um indivíduo capaz de exercer a sua cidadania.
A avaliação, escolar deve se orientar de acordo com a realidade social da comunidade a qual os alunos estão inseridos. Para tanto, utilizamos diversos métodos avaliativos, individuais e coletivos, possibilitados pela avaliação continuada, que deve abordar as várias facetas apresentadas pelos alunos, das habilidades e dificuldades de cada um, não apenas visando o conteúdo, mas também o desenvolvimento social de cada educando.
O vinculo existente entre ensino e aprendizagem envolve diretamente o olhar didático pedagógico envolvido na prática docente. Neste sentido a avaliação não se detem somente no aspecto de perguntas e respostas, mas sim envolve o conhecimento prévio do aluno sobre conceitos pertinentes os conteúdos ministrados. Baseando-se na concepção da integração entre o saber teórico e a situação real do educando. Deve-se tratar a teoria usando-a na prática de vivencia diária do aluno proporcionando um processo de reflexão e investigação, sendo simultâneo o trabalho de estudo e aquisição de conhecimentos e técnicas.