CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto Cascavel/PR
Professora Orientadora: Inês dos Santos
Trabalho desenvolvido em grupo por: Anate Terezinha Trasel, Fabio Santos Giacomel, Clovis Ortigara, Criatiane Luzia Camboin Bissani, Hefren Thadeu, André Jandrey.
CADERNO 6 - Avaliação
No CEEP existe uma ampla discussão sobre o rendimento dos alunos em todas as disciplinas, que são divididas em da base nacional comum e as específicas. Todos os anos a equipe pedagógica desenvolve um gráfico do rendimento dos alunos, considerando aprendizagem por disciplinas, evasão e aprovação nos vestibulares, neste último ano (2013) de 170 alunos que prestaram, apenas 11 não conseguiram passar. São indicativos que comprovam, os gráficos desenvolvidos, com crescimento dos alunos em conteúdos e diminuição da evasão.
Os dados são mostrados nas reuniões pedagógicas, e são visíveis os índices de crescimento. Por ser uma escola de cursos técnicos profissionalizantes, a interação deve ser constante, por exemplo disciplinas como Português, que normalmente na grade curricular são quatro aulas, ali se apresentam com carga horárias diferentes, mas isso não é uma angustia pois uma complementa a outra.
Ainda não se chegou a um sistema de avaliação ideal e talvez nem se chegue, busca-se um consenso entre os profissionais, o regimento escolar procura garantir um padrão de provas para avaliação. Mas este não é o ponto de referencia para garantir um ensino de qualidade. Por esta escola comportar profissionais de aproximadamente 12 cursos profissionalizantes olha-se a avaliação como um sistema flexível desdobrando-se em uma ótica para os adolescentes do integrado e outra para os jovens adultos do pós médio. Entender que a avaliação da aprendizagem reflita realmente o conhecimento adquirido nas disciplinas específicas é um emaranhado de conceitos e personalismo de cada curso, desde Segurança do Trabalho, Administração, Enfermagem, Meio Ambiente, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Informática e outros.
A experiência profissional destes educadores tem buscado uma avaliação mais justa e moderna, envolvendo a pesquisa de laboratório e pesquisa de campo, em estágios supervisionados. Dentro de uma concepção histórico-critica o PPP garante a oportunidade do educador buscar a melhor formar de perceber o avanço da aprendizagem do aluno e sistematização dos conteúdos.