Os problemas de avaliação não ficam restritos à cognição, mas sim a outros fatores como ausência familiar, falta de compromisso e desinteresse por parte dos educandos.
A grande parte dos educadores busca através de modo diversificado estabelecer uma maneira de verificar se o conteúdo ministrado foi assimilado, se o aluno possui capacidade de adequar e aplicar à sua realidade.
De acordo com o nosso PPP, a avaliação é de caráter qualitativo, possui função integradora e visa propiciar uma formação crítica, visa ainda o domínio dos conteúdos trabalhados mediante o pleno domínio da leitura, da escrita, do calculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e valores, de modo que os estudantes sejam capazes de interferir criticamente na realidade para transforma la, expressando capacidade para resolver problemas.
Os instrumentos e procedimentos devem ser discutidos constantemente por todos, os mesmos são diversificados, utilizando vários tipos de linguagem como: verbal, escrita, gráfica, numérica e pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos, bem como, desenvolver estratégias de análise e interpretação.
Considerar toda a promoção do aluno, está traduzido na forma de notas por bimestre, tendo a média 6,0, com o mínimo exigido de freqüência de 75% no total do ano letivo. Tudo isso acompanhados pelas instâncias colegiadas, desenvolvendo uma avaliação capaz de contribuir para a emancipação do sujeito.