REFLEXÃO CAD 6 (PARTE1)
1 - A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência Docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia): – quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional? – qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Os processos avaliativos da aprendizagem, institucional e a externa devem partir do PPP escolar considerando as Diretrizes Escolares. Ela deve oportunizar não só a promoção do aluno, mas também a sua classificação. Através dela pode provar os avanços e mudanças, transformações dos sujeitos com uma visão mais crítica da sociedade. Vale lembrar que os Planos de Ensino devem contemplar todo este processo.
“A avaliação externa de escolas e redes de ensino é responsabilidade do Estado, seja realizada pela União, seja pelos demais entes federados. Em âmbito nacional, no Ensino Médio, ela está contemplada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com resultados de Língua Portuguesa e de Matemática, com foco em leitura e resolução de problemas respectivamente, que, juntamente com as taxas de aprovação, são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instituído com o propósito de medir a qualidade de cada escola, no caso do ensino fundamental público...”(Cad. Pág 7)
A avaliação deve ser “...sinônimo de medida tendo como função a classificação e a hierarquização e [...] deve nos conduzir ao sucesso individual..” Assim, a avaliação deve ser percebida como parte “...integrante dos processos de ensino e aprendizagem, com funções diagnóstica, formativa e somativa” (Idem, pág.8)
A educação é um bem público e direito dos jovens, portanto a avaliação deve ser usada como ferramenta para entender todo o processo de formação que oportuniza a autonomia, a cidadania e a solidariedade tanto da transformação social como a responsabilidade enquanto sujeitos ativos e participantes da sociedade.
Muitas vezes os resultados da avaliação da aprendizagem são utilizados apenas para a progressão de cada aluno, enfatizando a função somativa, pois é realizada ao final do processo pedagógico e se esquece da progressão cumulativo, o processo de aprendizagem e o crescimento pessoal de cada indivíduo.
A grande dificuldade que percebemos no processo avaliativo atualmente não está no aprendizado e sim no comprometimento dos educandos em apresentar estes resultados. Muitos não se preocupam com a entrega dos trabalhos ou com as datas das avaliações. Isto faz com que o educador sinta dificuldade em medir o processo de ensino aprendizagem mais coerente. Pode-se perceber, no cotidiano, que os educandos estão evoluindo, aprendendo, mas existe certa resistência nas atividades que comprovem este rendimento escolar.
2 - Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos: – Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s). – Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados. – Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação. – Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo. – Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Enquanto educadores no C.E.Frentino Sackser usamos os instrumentos avaliativos propostos no PPP, que são provas, seminários, debates, avaliações orais e auditivas, produção de textos elencando os mais diversos gêneros, entre outros que contemples as mais diversas habilidades cognitivas presentes nos seres humanos. São utilizados critérios como a média 6,0 com peso de 10,0 para toda avaliação. Cada disciplina de acordo com a necessidade presente no conteúdo aplicado. Conforme conteúdos e objetivos propostos nos PTDs, as avaliações devem ser formativas, continuadas, acumulativas, diagnósticas e democráticas.
Também vale lembrar que o educando tem a oportunidade de recuperar os conteúdos não assimilados, bem como a nota não satisfatória. Este processo deve ocorrer paralelo ao conteúdo e as avaliações aplicadas.
Os educandos devem ter bem claro quais os critérios que o educador está usando em cada uma das avaliações. A discussão dos critérios de avaliação deixam mais claro os reais objetivo daquele processo avaliativo e este não é visto como mera particularidade docente e sim um processo necessário para medir não só o conhecimento adquirido mas também a qualidade das aulas ministradas.