caderno 6

COLÉGIO ESTADUAL SANTOS DUMONT

A avaliação é o resultado da mediação entre os indivíduos na aprendizagem. Antes que ela aconteça , faz-se necessário que o professor tenha oportunidade de enriquecimento nos seus conhecimentos e técnicas para apropriação por parte dos educandos.
Muitas mudanças precisam ser  feitas para que isso aconteça de forma adequada e desejada pela classe dos educadores
Meu caderno 6.
A avaliação pressupõe oportunizar ao professor o conhecimento das diversidades culturais,  sociais e históricas adequando-os aos conteúdos curriculares, administrando uma convivência respeitosa e enriquecedora com os educandos e a comunidade escolar.

A partir de dados e estatísticas que levam em consideração a realidade social, econômica, cultural e política de sociedade, a escola procura promover projetos com parceria de órgãos e secretarias do Estado que viabilizem oportunidades de acesso e aprendizagem para os estudantes que foram ou são excluídos da aprendizagem.

Nossa escola procura analisar e refletir sobre os resultados, busca além de tudo  compreender os indivíduos ou sujeitos sociais que são dotados de diferenças, identidades que são determinadas ou influenciadas pelo contexto social e histórico da realidade.
A aprendizagem e seus resultados no âmbito escolar e educacional, pressupõe por parte de todos o reconhecimento  multiculturais e suas diversidades, advindas das mais complexas transformações determinadas pelo modo de produção social e que refletem a necessidade de redimensionar as práticas por parte dos educadores e sistemas políticos. Tais práticas podem ter como objetivo reconhecer e garantir os direitos sociais culturais e históricos dos sujeitos que sofreram ou sofrem exclusão social. Nossa escola tem como prioridades:
Aprender juntamente com todos que compõem a escola e a sua comunidade administrar a convivência respeitosa e enriquecedora, com a diversidade de nossos educandos;
Socializar a todos ,os conteúdos históricos culturais dos conteúdos curriculares, garantindo metodologias pedagógicas diferenciadas que visem observar as áreas do desenvolvimento (cognitiva, motora, sócio-afetiva - emocional de todos os estudantes);
Caberá a escola enquanto um todo subsidiar os conceitos e conteúdos defasados no processo de aprendizagem para atingir o currículo da base comum;
Promover debates e discussões com representantes dos diferentes segmentos de nossa sociedade em conjunto com a SEED/SUED e demais secretarias das politicas educacionais para que ações conjuntas possam resgatar o princípio do trabalho educacional que realmente atenda a Educação como um todo, no referente a qualidade de ensino;
           Sabemos que   há por parte das políticas uma certa preocupação e    iniciativas de ações voltadas para o desempenho do resultado dos  avaliativos e institucionais,  avaliações de aprendizagem dos estudantes em várias esferas de âmbitos dos governos: federal, estadual e municipal, com o objetivo de mudar e adequar estes resultados de forma a beneficiar a sociedade. Mas o que deve-se  perguntar é : - Quais são os conhecimentos, investimentos necessários para que nossos docentes explorem o potencial de desenvolvimento dos estudantes para que se avalie além de meros números? As avaliações institucionais consideram a realidade de cada comunidade escolar, diante da diversidade e modalidade, considerando idade e série?
Entendemos que é necessário uma restruturação política educacional que priorize a diminuição de carga horário do professor em sala de aula, ao mesmo tempo que se oportunize investimento em pesquisa e extensão à formação docente. Vinculando Formação continuada com universidades públicas, federais...