Caderno 5 - Reflexão e ação – 2

Caderno 5 - Reflexão e ação – 2

Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos.
Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu.
Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas?
Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?

Adriana Aparecida Biancato
Ana Rita Machado
Juliana Gobbi
Roseny Dalla Valle

Sabendo que o principal objetivo da escola é a aprendizagem dos alunos e que para tanto, a escola necessita da presença de gestores que atuem na perspectiva de uma Gestão Democrática, convém analisar o que esta significa e assim, baseado no conhecimento da realidade existente em cada escola, a participação nas decisões são de toda comunidade escolar, reconhecendo as dificuldades, mas com perspectivas e metas para avanço.
Nesse sentido, conforme as definições do caderno V (Organização e Gestão Democrática da Escola, p. 7) a gestão democrática é “o processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação”.
Dessa forma, compreendendo a gestão democrática como uma democracia representativa, é possível citar o exemplo do processo de implantação dos cursos técnicos como processo democrático ocorrido em nossa escola. A saber, em função de garantir a “sobrevivência” do período noturno, após a cessação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste estabelecimento de ensino, optou-se coletivamente pela implementação da modalidade de Educação Profissional.
Logo, mediante a realização de discussões prévias feitas pelos membros do Conselho Escolar, de modo a assegurar a participação coletiva na tomada desta importante decisão, este deliberou a favor dessa implementação.