Caderno 5 : Gestão Democrática.Reflexão 4 ( Grêmio Estudantil)
A escola visa a aprendizagem (conhecimento científico) dos alunos e para esse fim específico as instituições escolares necessitam da presença de gestores que atuem na perspectiva de uma Gestão Democrática em um ambiente favorável ao trabalho educacional. Nesse sentido, deve-se promover a participação desta comunidade na gestão da escola, por meio das instâncias colegiadas (Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e outras formas de representação).
Para tanto realizou-se juntamente aos membros do Grêmio Estudantil um questionário sobre as ações implementadas na escola e sua autonomia, bem como a visão que possuem sobre sua função e importância.
Grêmio Estudantil
1. Desde quando existe o Grêmio Estudantil no colégio?
2. Quais os objetivos dos membros do atual Grêmio ao se candidatarem?
3. Que apoio têm da instituição e quais ações já realizaram no mandato?
4. Que visão os integrantes têm sobre sua atuação ?
5. Participam das decisões da vida escolar?
6. Que reconhecimento tem em relação a comunidade escolar?
7. Qual a visão de escola para o Grêmio Estudantil?
Respostas dos representantes do Grêmio Estudantil
1. Sempre existiu e nós estamos atuando desde 2013.
2. O objetivo é auxiliar juntamente com a direção, fazer melhorias no ambiente escolar, com o intuito de socializar-se,representando a voz dos alunos.
3. O apoio não é grande, pela falta de tempo e espaço pelos membros da instituição mas o pouco é de grande efeito. Já realizamos o festival do sorvete, protestos fora da escola, entre outros eventos realizados com ACES.
4. Todos se esforçam ao máximo para fazerem sua parte, nem sempre podendo estarem presentes, infelizmente somos barrados para fazermos algumas coisas ou nem temos apoio.
5. As questões que envolvem a APP e o Conselho Escolar sim, mas não é sempre que temos envolvimento.
6. A comunidade escolar sempre acha que mais coisas poderiam ser feitas mas eles não sabem da nossa dificuldade em desenvolver atividades que também sejam aceitas pela escola.
7. O melhor ambiente que temos para desenvolver ações e atividades que envolva os alunos.
A partir dessas respostas e da leitura do Caderno V percebemos que estamos distantes da construção da gestão democrática, devido à falta de comprometimento de todas as instâncias colegiadas. Também verifica-se a falta de tempo para tais atividades devido ao acúmulo de funções, seria necessário o acompanhamento direto da direção, equipe pedagógica e do grupo de professores, orientando as ações dos estudantes.
Ficam falhas as ações que podem ser realizadas pelo Grêmio Estudantil na escola e teríamos como sugestões a organização de palestras sobre diversos temas (drogas, sexualidade, violência, meio ambiente, preconceito entre outros). Promover eventos culturais, gincanas e concursos integrando os alunos e a comunidade.
Grupo de professores do Colégio Victório – Cascavel-PR
Luciane Link
Margarete Steffanello
ValescaFôlha de Souza
Marlene Alves dos Santos Frederick
Rodrigo José Lopes
Márcia Ivoni Pitarelli
Daisy de Fátima Fernandes