Gestão Democrática – De acordo com Ferreira, Reis e Pereira (1999, p.6) “a palavra gestão tem origem latina, genere, que significa conduzir, dirigir ou governar”. Já a definição clássica, a democracia seria: “o arranjo institucional para se chegar a certas decisões políticas que realizam o bem comum, cabendo ao próprio povo decidir, através da eleição de indivíduos que se reúnem para cumprir-lhe a vontade” (SCHUMPETER, 1984, pg. 305).
A gestão democrática é processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação.
Exclusão do processo democrático da escola pública – nas eleições para diretor, que não acontecerá nas escolas esse ano de 2014 – que seria no eleitoral – iríamos escolher através do voto uma nova equipe para gestão da escola.
Discussões do grupo no colégio – elaboração de atividades que envolva a participação da comunidade na escola; planejamento das atividades no decorrer do ano letivo – como Baroarte, plano de ações do ano letivo; Compra de câmeras (equipamentos de segurança) para evitar vândalos depredando o patrimônio publica da escola – foi assunto que foi discutido e levado a votação para o conselho escolar.
Conselho Escolar – O Conselho Escolar é composto de gestores da escola, professores, funcionários, alunos e pais de alunos e, por isso, muitas vezes citado como exemplo de democratização da gestão.
Em nosso encontro foi proposto para o grupo à leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros.
Nossa escola conta com um Conselho Escolar atuante. Em nossas discussões percebemos que o Conselho tem como função mais consultiva, deliberativa e administrativa, usado para deliberar os recursos advindos do governo, para ter uma maior transparência do uso do dinheiro público.
Grêmio estudantil – Objetivo do Grêmio propicia aos jovens o reconhecimento e o exercício da prática política-democrática como princípio para a conquista e efetivação de direitos, fortalecendo a participação ativa nas soluções de conflitos existe, atua de forma democrática. Em nossa escola o Grêmio é atuante, mas ainda se encontra num aprendizado de como pode atuar dentro da escola, pois acham que a muita burocracia que acaba por ser entrave no momento de algumas decisões tomadas pelo grupo.
A presença dos pais na escola é muito importante; reconhecimento da escola pelos pais; ajudar as suprir as necessidades da escola. A PMFI também faz a diferença no ambiente escolar, pois fortalece a gestão democrática e contribui para implementar as atividades que envolva escola x comunidade.
No colégio a APMF ainda não tem ações que efetivam essa participação, percebemos a mesma apenas de forma configurativa no cenário escolar.
É de suma importância que o Conselho Escolar exerça constantemente a tarefa de avaliar a escola como um todo e faça do auto avaliação um dos momentos mais importantes em sua atuação, que deve ser transparente e mais próxima da comunidade.
Projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulada ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população majoritária, dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola. O PPP É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
Eu conheço o PPP da escola em que atuo, e de acordo com a equipe pedagógica da escola a revisão e atualização e sempre necessária, pois a escola esta em constantes mudanças que refletem diretamente no PPP.
Nesse encontro após as leituras e discussão ficou estabelecido que tivessem um encontro a ser marcado para trabalharmos com o PPP, para oportunizar aos professores que por ventura não conheçam o PPP da escola possam ter acesso, nesse momento vamos abordar todos os itens do PPP com o grande, e para que os que já conheçam possam fazer uma releitura.
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